Uma tarde/noite cultural destacada por marcantes performances

**Foi assim, a quarta-feira, 9, onde os artistas estiveram no palco das emoções, mostrando os seus talentos. A matéria a seguir, publicada pelo Jornal de Capanema, espelha os acontecimentos! (PV) 



 A poesia presente em magnífico evento realizado pela Escola São Pio X

A Literatura recebeu atenção especial durante o evento “Chá com Poesia” da Escola Estadual de Ensino Fundamental São Pio X, idealizado pelas professoras: Valdilene Aires e Tamiris Soares, contando com o apoio da Direção e da Coordenação Pedagógica, professoras: Danielle Teles e Rosana Sidrin.
A culminância do projeto aconteceu na quarta-feira, 9, no auditório da Escola, quando então, os alunos performaram nas diversas atividades a eles atribuídas, sobretudo, na interpretação de músicas, declamações de poesias, dramatizações e exposições de artes feitas por eles próprios. Foram momentos que marcaram o esforço concentrado por todos os entes que protagonizaram o evento, iniciado na sala de aula, através do estudo do conteúdo escolhido pelas professoras e absorvido pelas turmas, formando um aprendizado minucioso das nuances literárias, assim por diante.
O contexto geral que referencia o “Chá com Poesia”, mescla os pontos poéticos com o discernimento dos alunos orientados pelas Mestras, compondo uma galeria que agora consta com produções autorais de jovens e talentosos estudantes que capricharam nas apresentações, recebendo aplausos da plateia, formada por seus familiares, educadores, convidados e os acadêmicos que compõem a Academia Capanemense de Letras e Artes - ACLA, entidade de classe cultural, convidada para tão importante acontecimento. A professora Cristina Reis, gestora da DRE-Direção Regional de Ensino, esteve presente no evento da culminância, acompanhando as performances dos alunos, numa demonstração de compromisso e responsabilidade social/cultural.
A partir de quando, houve o convite para a ACLA, os acadêmicos/poetas/escritores, tiveram um encontro com os alunos e explicaram em síntese, quão é importante trabalhar a poesia, por exemplo, uma vertente que pertence ao gênero literatura, dividida em muitas modalidades.
Os acontecimentos foram somados e na culminância, o resultado surtiu efeito mais do que positivo, uma vez que revelaram-se talentos de grande valia para o contributo à educação e a cultura.
Considerando a união de forças entre a educação e a cultura, o protagonismo é referendado pelos resultados obtidos, que certamente vão somar no currículo de cada ator. A escola por sua vez, cumpre o seu papel de inserir em sua grade de disciplinas, a literatura como viés de uma confirmação do que fora planejado e executado!
Em Tempo - A Academia Capanemense de Letras e Artes - ACLA, representada por seus membros efetivos e beneméritos, contribuiu sobremaneira, para a realização do evento. Os acadêmicos que participaram, foram: José Raimundo, Elza Melo, Jonas Matheus, Débora Paz, Samuel Alencar, Socorro Rebouças, Paulo Vasconcellos, Conceição Maciel, Lucivaldo Ribeiro, Paula Sousa, Cleni Guimarães e Eleci Silva.

Edição: Guilherme Silva
Texto: Paulo Vasconcellos - Da Redação do JC
Fotos: Elza Melo - ACLA



















































Nenhum comentário