Poetas da AVAL homenageiam os professores
O dia 15 de outubro é uma data importante registrada no calendário por festejar os Mestres que na sala de aula, são orientadores, motivando os alunos ao aprendizado. O desafio desta semana da AVAL, foi em homenagem a eles e portanto, aqui estão: minha produção e certificação. Salve, Mestres e Mestras!
Paulo Vasconcellos: Acadêmico Efetivo
Patrono: Bruno de Menezes
Cadeira nº 26
Cidade: Capanema – Pará
Evento: Desafio Quarta-Literária
Título: Eu, professor!?
Tema: Professor
Eu, professor!?
O mais importante dos ensinadores no quesito cidadania é o professor, não somente na sala de aula, como também em quaisquer outras circunstâncias, ele está presente para orientar, através dos conhecimentos: teórico e prático.
A propósito, em determinadas ocasiões, já fui chamado de “professor”, mesmo não sendo essa a minha atividade, porém, talvez, pelo fato da convivência que tenho com a Literatura, bem como a experiência de vida, acredito, seja dada a mim, a patente. Faço, saber, pois, que nós, professores ou não, ensinamos o que aprendemos e aprendemos com o que ensinamos (mais ou menos dessa forma), acreditando que o passar do tempo nos conduz a um aprendizado prático que contribui para outrem.
Recebi uma frase publicada no site “Pensador”, que diz: “Na construção do nosso conhecimento, os livros são os tijolos e os professores são os pedreiros”, assinada por Jonathan Fonseca Fogo. Ressaltando a importância dos Mestres no contexto geral.
O fato de se valorizar os professores na essência de suas capacidades, representa uma afinidade que se expande ao longo do tempo, começando pela fase acadêmica, passando pela sala de aula, prosseguindo na atuação laboral, até chegar à aposentadoria. O professor e a professora, são artífices do ensinamento e representam o corpo docente, responsável pelas ministrações de aulas que referenciam a parte didática, assim por diante.
Considerando a profissão de professor, mais importante do que muitas outras (não desmerecendo nenhuma delas, posso abonar as condutas desses valorosos especialistas na arte de lecionar, pois sei o quanto eles merecem louvores. Por fim, ao destinar menções aos Mestres nas comemorações alusivas ao Dia do Professor, celebrado todo 15 de outubro, abraço cada um desses mentores, que trabalham no dia a dia, para qualificarem os discentes, formando com eles, uma ligação quase parental.
Salve-salve, Professores do meu Brasil Varonil!!!
Autor: Paulo Vasconcellos, escritor e poeta, integrante do grupo PCDV
Post a Comment