Os meios literários e as prevenções contra doenças, através da escrita

O ano vai seguindo e os programas de prevenções contra doenças, ganham destaque na mídia e a AVAL, entidade cultural, realizou o desafio entre os seus acadêmicos, que poetizaram sobre a campanha outubro rosa. Aqui está a minha participação! 



Paulo Vasconcellos: Acadêmico Efetivo
Patrono: Bruno de Menezes
Cadeira nº 26
Cidade: Capanema – Pará
Evento: Desafio Quarta-Literária
Título: Prevenção
Tema: Outubro Rosa
Data: 23/10/2024


Prevenção


Há vários anos, no mês de outubro, as autoridades em saúde desenvolvem campanhas preventivas, de combate às doenças e muitas delas, se não forem combatidas de imediato, podem evoluir a letalidade.
No ensejo, quando está evidente a campanha “Outubro Rosa”, que incentiva as mulheres a fazerem exames preventivos ao câncer de mama, mobilizam-se também os poetas (nós), que usamos retóricas, mesmo que sejamos leigos no quesito medicina, todavia, recomendamos às queridas senhoras e senhoritas, que não deixem de fazer o tradicional toque na mama e se encontrarem algo a normal, de imediato, procurem a melhor forma de prevenção, nesse caso, exames criteriosos com especialistas no assunto.
Considerando que prevenir é melhor do que remediar, continuemos reverberando a campanha e que todas as mulheres se livrem dessa doença. Previnam-se!


Autor: Paulo Vasconcellos, escritor e poeta, integrante do grupo PCDV 

2 comentários:

  1. What a meaningful contribution to the Pink October campaign! Using poetry as a medium for disease prevention not only raises awareness but also connects people emotionally to such an important cause. Your call for vigilance and the importance of regular check-ups is a powerful reminder of how proactive we can be in safeguarding our health. Thank you for advocating for such a vital message through literature! Read my new blog post: https://www.melodyjacob.com/2024/10/the-social-media-trap-of-judging-relationships-by-one-sided-narratives.html

    ResponderExcluir
  2. Thank you for the comment and may women take care and protect themselves!

    ResponderExcluir