Escola promove roda de conversas entre alunos e poetas




Projeto Chá com Poesia da Escola Estadual S. Pio X tem a presença da ACLA


Sentimo-nos honrados e agradecidos, por termos sido convidados para participarmos desse maravilhoso projeto em que a ACLA, entidade que é: Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município de Capanema, representada por 8 acadêmicos, aponta em seus registros, tão importante feito, realizado com júbilo, pela Escola São Pio X. Avante, ACLA! (Paulo Vasconcellos - Vice-Presidente da ACLA)


A Academia Capanemense de Letras e Artes-ACLA, entidade que prima pela disseminação e apoio às Artes e à Literatura, vigente em Capanema há 14 anos, foi gentilmente convidada pela Escola Estadual de Ensino Fundamental S. Pio X a participar do projeto "Chá com Poesia" organizado pelas professoras dos 8° e 9° anos do Ensino Fundamental, Valdilene Ayres, Thamires Soares e Kélvia Mayse que teve o apoio e incentivo do corpo gestor da escola representado pela Diretora Daniele Telles e da Coordenadora Educacional Rosana Sidrim.
O belíssimo evento contou com a participação dos seguintes integrantes da ACLA: José Raimundo Vieira (Presidente), Paulo Vasconcellos (Vice-presidente), Conceição Maciel, Débora Paz, Samuel Alencar, Socorro Rebouças, Paula Sousa, Jonas Matheus e a participação especial da Escritora Danielle Teles.
Na dinâmica inicial os acadêmicos se apresentaram, falaram de suas inspirações e referências, suas primeiras escritas, incentivos e conquistas na literatura; em seguida responderam perguntas feitas pelos alunos, curiosidades, fatos e motivações para a escrita;
posteriormente os acadêmicos foram convidados a se apossarem de poemas escritos pelos discentes das turmas do 8° e 9° anos, falaram suas impressões, breve análise e palavras de incentivo.
A poesia esteve presente em cada momento, nos olhares, nas palavras, nos sorrisos, nos aplausos e até na despedida, por isso a Academia de Letras de Capanema, teve grande honra em participar de um momento tão sublime e especial, onde os alunos foram incentivados a escrever o que clama o seu coração, a forma como veem a vida, questionamentos, declarações, o amor à vida e à natureza, a admiração pelo belo.
Os poemas dos alunos foram escritos com toda a pureza e a grandeza do olhar indagador que só a juventude é capaz. A ACLA sente-se imensamente feliz em participar de um evento escolar em que se preserva a educação na sua forma mais plena, o incentivo à escrita e à leitura, onde se instiga a inspiração e a criatividade, tudo isso em paralelo com a amabilidade, a vivacidade e a atenção dos jovens alunos.
Parabenizamos a Escola S. Pio X em nome da Diretora Danielle Teles , da Coordenadora Rosana Sidrim e das professoras Valdilene Ayres, Thamires Soares e Kélvia Mayse, pelo acolhimento e respeito à ACLA.

Gratidão!


Texto: Conceição Maciel / ACLA
Fotos: Divulgação






























Nenhum comentário