Evento literário na escola Dom Bosco em Salinópolis-Pa
A acadêmica da Academia Capanemense de Letras e Artes-ACLA, Cleni Guimarães, esteve na manhã do dia 26/10/23, na Escola Dom Bosco em Salinópolis-Pa, onde participou de um Seminário com abordagem sobre o gênero Lendas e foi entrevistada por alunos daquela Instituição de Ensino.
A iniciativa foi da aluna Michele Farias e equipe que se dispuseram a coletar histórias sobre Lendas as quais foram apresentadas durante o Seminário sobre Lendas Salinopolitanas na Escola Dom Bosco.
A autora capanemense, Cleni Guimarães, que também é Contadora de Histórias e escreve para o público infantil, tem contribuído bastante, através da sua arte, na Cultura educacional induzindo o desenvolvimento intelectual e criativo, estimulando a concentração e percepção crítica e, incentivando o hábito da leitura nas crianças.
Suas ações, através da literatura e da contação de Histórias, levam a criança a entender suas emoções e a desenvolver a imaginação e sentimentos, contribuindo no desenvolvimento social, cognitivo e emocional dos seus pequenos leitores.
Cleni, foi convidada pela Escola Dom Bosco, para falar sobre a lenda "A Sapa do Caranã", lenda esta de Salinópolis que consta da sua obra "Histórias quase verdadeiras de Pescador", projeto contemplado através do Edital de Culturas Populares da Lei Aldir Blanc no ano de 2020.
No ensejo, a autora aproveitou para narrar aos alunos "A Lenda da Maria Cachorro" oriunda de Capanema-Pa, fechando com chave de ouro o evento.
A ACLA sente-se orgulhosa da sua "Pequena Notável", termo carinhosamente usado pelos colegas acadêmicos para definir a nobre escritora por seu notável trabalho em prol da educação, da leitura e do livro.
Parabéns, Cleni Guimarães e que você continue trilhando e brilhando no caminho da educação, levando suas histórias, seus causos e cultura literária por onde for.
Parabéns, Cleni Guimarães. Você é muito importante no cenário literário.
ResponderExcluir