A paixão por vários gêneros musicais em um acervo com relíquias
O colecionador de discos de vinil, Raimundo Silva, mais conhecido por “Míster Bonde”, que já foi controlista de som e Dj em aparelhagens, preserva um acervo em espaço vip: “Cantinho do vinil”, onde ouve as músicas do passado, convida amigos para encontros e mostra os mais de dois mil LP’s.
As emoções estão contidas na fala de “Míster Bonde”, principalmente quando ele conta, como começou a sua dedicação aos gêneros Musicais. “Eu tinha 10 anos de idade e acompanhava o trabalho dos controlistas das aparelhagens, entre eles, o saudoso Flávio e daí então, sonhei em manusear os botões e os discos”, explica.
Os boleros, a jovem guarda, sambas, bregas, forró, reggae, MPB, carimbó, xote e muitos outros ritmos fazem parte do acervo. Ele também preserva os toca-discos e as suas agulhas que fazem a reprodução. “Ouvir um vinil com chiado é algo que me causa muitas emoções”, comenta “Bonde”.
A nossa reportagem esteve presente no “Cantinho do vinil”, que está sendo mostrado nessa matéria, destacando a importância da música, através dos discos, mesmo com o avanço tecnológico, disponível nas plataformas digitais. O colecionador fez questão de frisar que 98% do acervo, recebeu doações e apenas 2% foi comprado. Ele ressalta também: “ Quem tiver vinil e queira me doar, pode fazer contato que irei buscar, pois o ‘Cantinho do vinil’ é propriedade particular, no entanto, pode ser visitado por qualquer pessoa, para bater papo e ouvir músicas de qualidade”.
No ensejo, a equipe da TV Mãe de Deus, formada por Emmanoel Nascimento e Afonso Souza, gravou matéria para ser exibida no Jornal Mãe de Deus Notícias, que será encaminhada á Rede Nazaré de Comunicação. Tanto Emmanoel, quanto Afonso, elogiaram o trabalho de “Míster Bonde” e viram de perto o cantinho, com os mais variados gêneros da música: nacional e internacional. “Encontramos discos com merengues lambadas e até xaxado”, comenta Emmanoel.
O desenvolvimento de um trabalho é reconhecido pelo zelo com que o protagonista mostra, preservando as peças, unindo prazer de ouvir músicas e compartilhar com os amigos. A cultura musical, tem espaço destacado aqui no JC, dando ênfase ao colecionador de discos em vinil, Raimundo Silva, o popular “Míster Bonde”.
Fonte: Jornal de Capanema
Post a Comment