Eu, Paulo Vasconcellos - 3º lugar no II Prêmio Fanzine de Literatura da Região Norte do Brasil

 Os poetas, a poesia, o Brasil e as suas Regiões

 

 

Conceituar a literatura como uma das principais motivações para quem escreve, é dotar os escritores de entusiasmo e tenacidade, sendo assim, tomar parte de projetos que valorizam a cultura da escrita, traduz-se em compromisso e responsabilidade social, de quem se dispõe a coordenar plataformas que disseminam os vértices que notabilizam os artífices.



O Brasil e as suas Regiões, estão bem servidos de artistas das letras e eles fazem parte do circuito de compositores contemporâneos, que quando encontram oportunidades de mostrarem os seus talentos, participam de eventos e/ou certames. Foi assim, quando conheci o Prêmio Fanzine de Literatura: Era uma vez poesia, coordenado pelo professor e escritor Lenilson Silva, morador da cidade de Pedras de Fogo/PB. Encorajado e com determinação, Lenilson criou  projetos, dando oportunidades aos artistas que têm as suas produções e querem espalhá-las pelo mundo. Dessa forma, por indicação da poetamiga Conceição Maciel, moradora da cidade de Capanema/PA, conheci o projeto e me inscrevi, encaminhando o meu texto poético: “O mantra imaginário”, classificado para compor a antologia: “II Prêmio Fanzine de Literatura”, que posteriormente foi confirmado a concorrer , através de votação popular, ás três posições em cada Região do País. Ao receber o comunicado da coordenação, sobre a votação, fiz divulgação do meu nome, pedindo o voto e assim, procedeu-se até o dia 11 de julho.



Os votos iam sendo validados e acumulados na plataforma, atribuídos aos quatro representantes da Região Norte: Henrique Lucas, Maria Lúcia Coêlho, Magdiel  Almeida e Paulo Vasconcellos (eu). Alguns amigos se prontificaram a massificar o meu nome e isso me fortaleceu, sobremaneira. No final da contagem, atingi 17,3%, equivalente a 342 votos. 


Faço, pois, Menção Honrosa a essas pessoas que deferirão o meu nome e consequentemente, chancelaram a conquista do terceiro lugar na Região Norte do Brasil, motivo de honra e satisfação para mim, escritor e poeta, paraense de Capanema, integrante do grupo PCDV, imortal da Academia Capanemense de Letras e Artes-ACLA, incluído na galeria dos fundadores dessa entidade que fomenta as artes.

 

Considerando a minha participação como grandiosa, congratulo-me com os outros vencedores: Henrique Lucas (1º lugar), Magdiel  Almeida (2º lugar) e Maria Lúcia (4º lugar). Estar na galeria com o terceiro lugar, é para mim gratificante e satisfatório, sendo mais um apontamento no meu currículo literário. São somadas, muitas inclusões do meu nome em projetos realizados no Brasil e no Exterior, graças ao meu emprenho (modéstia à parte) e o incentivo de muita gente que acompanha a minha trajetória na carreira de escritor e poeta.

Considerando ainda, que as oportunidades precisam ser abraçadas, enalteço o trabalho desempenhado pelo escritor e poeta Lenilson Silva, que, com esmero, coordena eventos que valorizam e destacam os  bravos escrevedores. Agradeço a Deus, á minha família, aos meus amigos e até às pessoas que não me conhecem, mas por intermédio de outras, clicaram no meu nome e ajudaram a acumular os 342 votos. Que a poesia continue nos dando “asas”, pois o mantra imaginário agora está visível aos olhos dos inúmeros leitores que conheceram a minha produção, feita com zelo e dedicação.


Viva a poesia e que Deus seja Louvado!

 

Edição: Guilherme Silva – Da Redação do Jornal de Capanema 

Texto: Paulo Vasconcellos, escritor e poeta, paraense de Capanema, integrante do Grupo PCDV

Imagens: Divulgação/ Prêmio Fanzine de Literatura (prints)

10 comentários:

  1. Parabenizar ao Poeta Paulo Vasconcelos, você é o melhor, para mim você é primeiro lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Representar Capanema, o Pará e o Norte, faz de mim, um verdadeiro missionário da literatura. Obrigado pela deferência!

      Excluir
  2. Parabéns Paulo , mais uma vez , prova que você é um grande guerreiro e vencedor, participando pela primeira vez do prêmio Fanzine, e leva de cara o terceiro lugar é muito gratificante, só temos é que comemorar e que venham os novos desafios.
    Parabéns amigo.
    Meu forte abraço
    👍🤝👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seu empenho e incentivo são alimentos para a minha projeção. Grato a você, por ter abraçado a causa e conseguido adesões importantes!

      Excluir
  3. Parabenizo o nobre poeta por seu talento que o levou a galgar o caminho da vitória. Viva a Poesia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outra vez, você está na vanguarda do incentivo ao meu trabalho e isso, o fortalece ainda mais. Grato, "Madrinha"!

      Excluir
  4. Parabéns meu amigo, pela honrosa participação e pela premiação tão merecida. Que venham mais premiaçoes. você merece! Você para mim é exemplo de superação. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Superar é uma das virtudes mais importantes do ser humano, principalmente quando a bandeira do incentivo é hasteada no mastro do triunfo. Muito obrigado e que Deus seja Louvado!

      Excluir
  5. Mais uma vez você comprova por meio da sua escrita o poder que as palavras exercem no seu imaginário,dando vida aos seus poemas e contos. Parabéns! Sigamos 🙏🏾

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As idas e vindas são constantes nas palavras e quando elas se transformam em versos, culminam em poesias que voam por aí. Obrigado e vamos seguir com fé!

      Excluir