‘Cine de Rua’ leva mostra de curta-metragem e poesia de forma gratuita para o bairro da Cidade Velha

 O evento realizado irá começar por volta das 19h em um bar localizado no centro de Belém

Galvana Galvão

Os moradores do bairro Cidade Velha, em Belém, poderão contemplar na próxima quinta-feira (27),  exibição de filmescurtas poesias, a partir das 19h, em via pública. O Cine de Rua “Filmes Curtas a Voz na Rua”, uma iniciativa do projeto independente Cidades Frestas com o De Bubuia, em parceria com o Lambe pela Democracia, Coletivo Manas, Coletivo Elzas de Ananindeua e Sibila Filmes, ocorrerá em um bar localizado na Rua Dr. Rodrigues dos Santos, no centro da cidade. A entrada para o evento é franca.

Na programação, foram escolhidos para serem exibidos o documentário “Ori”, de Beatriz Nascimento e Raquel Gerber; vídeos de Marcela Inajá com uma “Semana Santa é pouco para Curar”; entrevista de Susan Sontag e Agnes Varda; poesia com Pedro Preto; “Belém, de 1980” com Afoxé do Guarda-Chuva; a resistência de Karina Martins; performance de Vandiléia Foro a videoarte  Imaginário Arquivo de Galvanda Galvão e Vicente Franz Cecim.

Segundo a  videoartista, educadora popular e uma das coordenadoras do projeto, Galvanda Galvão, a mostra foi pensada para aproximar o bairrista da cidade, trazendo discussões sobre o espaço em que vive. 

“Pensamos em um espaço onde possam coexistir várias linguagens de artes e a rua como um espaço de travessia, de diálogo, entre os vizinhos”, acrescentou Galvanda sobre a proposta da ação, que existe há quase cinco anos. 

Para a coordenadora, o evento também simboliza um momento de retomada, onde muitas artes realizadas nas ruas da capital paraense, precisaram parar por conta da pandemia da covid-19. Galvanda diz que a maior missão é tirar o “medo” do público.

“Queremos expandir os diálogos de encontro com a arte, resgatar o espaço de troca, e especialmente discutir essa ocupação nas ruas, como um espaço de troca”, afirmou.

A cada mês coletivo abre espaço para uma nova discussão. A deste, é o Julho das Pretas, onde serão abordados nas ocupações temas como violência contra a mulher e o feminicídio. Geralmente, são expostos filmes, fotografias, colagens e fotovaral, mas especialmente o que será realizado no dia 27, contará apenas com vídeo e microfone aberto ao público.

Galvanda ressaltou que a intenção é que os participantes possam contribuir de uma forma com a intervenção artística. “É um espaço aberto e pode trazer a sua fala, que todos e todas, serão ouvidos; um pouco da memória do bairro, compartilhar essa vivência”, complementou.

Serviço:

Cine de Rua "Filmes Curtas a Voz na Rua"

  • Data: 27 de julho;
  • Horário: a partir das 19h;
  • Local: No bar De Bubuia, localizado na Rua Dr. Rodrigues dos Santos, 210, no bairro da Cidade Velha, em Belém;
  • Entrada Franca.


Fonte: O Liberal 
Texto: Amanda Martins

Nenhum comentário