Nova Lei Valmir Bispo será sancionada durante o aniversário de Belém

 Edmilson Rodrigues fará a assinatura no sábado (7), em cerimônia no Teatro Popular Nazareno Tourinho

Passista desfilando na Aldeia Cabana, no carnaval. (Tássia Barros/ Agência Belém)


O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, vai sancionar a nova Lei Valmir Bispo (nº 9.777/2017), que institui o Sistema Municipal de Cultura de Belém, dispõe sobre a composição e o funcionamento do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), cria o Fundo Municipal de Cultura (FMC) e dá outras providências. A lei original recebeu alterações já aprovadas pela Câmara Municipal. A assinatura será feita no sábado (7), em cerimônia no Teatro Popular Nazareno Tourinho, como parte da programação do 407º aniversário da capital paraense, a ser comemorado no próximo dia 12.

No último dia 5 de dezembro, a Câmara de Belém aprovou, por unanimidade, as alterações na lei com propostas apresentadas pela Prefeitura de Belém, que contemplaram as reivindicações de artistas e agentes de cultura. As proposições foram recebidas pela gestão municipal durante as plenárias do programa de participação popular Tá Selado.

A nova Lei Valmir Bispo será sancionada no novo Teatro Popular Nazareno Tourinho, na Praça do Carmo.A nova Lei Valmir Bispo será sancionada no novo Teatro Popular Nazareno Tourinho, na Praça do Carmo. (Mácio Ferreira/ Agência Belém)

Programação cultural

A prefeitura, por intermédio da Fundação Cultural de Belém (Fumbel) divulgou a programação que se inicia nesta sexta-feira, 6. A programação celebra também os 188 anos da Cabanagem, a revolta popular ocorrida na antiga província do Grão-Pará entre os anos de 1835 a 1840.

Serão realizados mesa redonda, minicursos, palestras, exposição, oficinas, visitas a museus, cine-café, música até o próximo dia 31, no Teatro Popular Nazareno Tourinho, Museu Bolonha, Portal da Amazônia, Praça Waldemar Henrique e Avenida Presidente Vargas. 

Confira:

Teatro Nazareno Tourinho

(Sexta-feira, dia 06): 15h- Exibição da obra "Cabano Paraense" de Alfredo Norfini; e às 16h, Mesa redonda: "Memórias da Cabanagem em acervos institucionais" com a historiadora e antropóloga Dayseane Ferraz, historiador e diretor do Arquivo Público do Pará, Leonardo Torii, e o museólogo e diretor do Museu de Arte de Belém, Emanoel Jr.

Sábado, dia 07: 18h - Sanção da Lei Valmir Bispo; e às 19h espetáculo teatral “Cabanos” do Grupo Encenação 

Terça, dia 10: 9h - Minicurso: A história de Belém em seus quatro séculos (Parte 1); e 14h -  minicurso: A história de Belém em seus quatro séculos (Parte 2).

Quarta, dia 11: 9h - Minicurso: A história de Belém em seus quatro séculos (Parte 3); e 14h- palestra: A nova Cidade Velha, Arquitetura e Percepções no entorno do Centro Histórico de Belém-Pará

De 12 a 30: 9h - Exposição de Fotografias e Audiovisual da Bienal de Artes de Belém

Sexta, dia 13: 9h - Oficina "Olhares sobre o patrimônio edificado da Cidade Velha: Experiências de captação de imagens por smartphone"; 14h - mesa redonda: "Modernismo em Belém do Pará: Diálogos entre história e arquitetura"; 18h - Culminância da oficina de fotografia

De 17 a 20: 14h - Oficina de Encenação.

Museu Bolonha

Dias 10, 11, 17 e 18: Visita das turmas de 9° ano da Escola de Aplicação da UFPA

Quinta, dia 12: 9h às 13h- Museu Bolonha estará aberto à visitação (sem agendamento)

De 20 a 27: 17h-  Cine Café: oficina  de audiovisual na sala Acyr Castro (anexo do Museu Bolonha) com mediação do crítico de cinema Marco Antônio Moreira (por ordem de chegada).

Terça, dia 31: 10h - Oficina de desenho infantil "Minha casa e essa casa: visita mediada ao Museu Bolonha" (ordem de chegada)

Portal da Amazônia

Sexta-feira, dia 13: 19h- Carimbó; 21h- Coletivo Tem Mulher na Roda de Samba; e 23h- Fruto Sensual

Praça Waldemar Henrique

Domingo, dia 15: 11h- Festival do Reggae; Avenida Cultural na Presidente Vargas

Domingo, dia 22: No Palco 1, 9h30- Grupo Kananciuê, 10h30- Carimbó Sabor Marajoara, 11h30- Nega Rô e 12h30- Sambloco; no Palco 2, 9h30- DJ Eddie Pereira, 10h30  Thaís Badu, 11h30- DJ’s Noite Suja e 12h30- Bruno B.O

Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha

Sexta, dia 27: 9h- Cerimônia de entrega de doação TJPA/BPMAR “Biblioteca Viva 50 anos”; e 10h- Voz e Violão.


Fonte: O Liberal (texto) 

Nenhum comentário