Segunda edição do 'Baile Tareando' reúne artistas da nova geração da música paraense
A música autoral paraense é o foco da apresentação no Espaço Cultural Apoena
A festa tem como referência principal a cultura paraense (Divulgação) |
A banda “Pegando a Beira” realiza na próxima terça-feira (1) a segunda edição do “Baile Tareando”, a partir das 20h, no Espaço Cultural Apoena, em Belém. O termo “tareando” significa equilibrar, ir pelas beiradas, se deixar pela tranquilidade. Assim, a festa tem como referência principal a cultura paraense, trazendo ritmos típicos da Amazônia como guitarrada e brega.
Além da banda anfitriã da noite, irá se apresentar também a cantora e compositora Layse e o cantor e compositor Lucyan Costa, que são destaques da nova geração da música paraense. A DJ Jack Sainha, presença constante no Espaço Cultural, completa as atrações do evento, com um repertório de guitarrada, brega, lambada, cúmbia e experimentações com outras estéticas musicais.
Para Layse, que participou da primeira edição, o Baile também ajuda na consolidação de novos trabalhos como o dela. “Pra nós compositores, é importante que nosso trabalho atinja o maior número de pessoas possível. E estar junto com os amigos do Pegando a Beira, que focam muito no seu trabalho autoral, é muito importante pra mostrar que estamos aí fazendo coisa nova, coisa boa, de qualidade, respeitando as influências e fazendo esse cenário ferver da forma mais bacana possível”, afirma.
O cantor Lucyan Costa, que tem seu trabalho inspirado nos bregas da década de 80 e 90, também tem sido reconhecido pela importância dessa releitura. “Estar junto com queridos amigos e também mostrar nosso trabalho é fundamental pra que a gente mantenha acesa essa chama tão rica da música paraense”, conclui.
Formada pelos músicos Lelo Carvalho (guitarrista/produtor), Henrique Maia (baixista) e Mariano Júnior (baterista), a banda tem cerca de quatro anos de carreira, um EP e dois singles lançados, o Pegando a Beira tem como proposta a “guitarrada experimental”, ou seja, curtem fazer a ponte entre o ritmo criado por Mestre Vieira lá nos anos 80 e a música contemporânea, adicionando pitadas de elementos eletrônicos, guitarras distorcidas e até misturando com reggae e o rock. “Nossas influências são os grandes nomes da Guitarrada como o próprio Mestre Vieira, Aldo Sena, Curica, entre outros. Porém, nós também gostamos muito de pesquisar o que tá rolando na atualidade, curtimos muito gravar temas que combinem com outras coisas que vão além dessa fronteira amazônica, justamente pra mostrar que a música paraense, como um todo, é universal. Então, essa mistura entre o tradicional e o moderno pode ser vista nas nossas composições”, explica Lelo Carvalho, idealizador e guitarrista do Pegando a Beira.
No Baile Tareando, a ideia é mostrar o trabalho autoral de música instrumental/experimental da banda, somar aos clássicos da música paraense, junto com as participações especiais, e fazer essa festa bem a cara de Belém. “Estamos prontos pra reunir amigos e fãs de música e dança pra celebrar esse momento que está sendo preparado com muito carinho. Por isso, convidamos todas e todos pra, junto com o Pegando a Beira, aproveitar essa noite que promete”, convida Mariano Júnior, baterista da banda.
Serviço:
O que? – Baile “Tareando” (Banda Pegando a Beira)
Quando? – terça feira (01/11 – véspera de feriado), a partir das 20h
Onde? – Apoena (Av. Duque de Caxias, 450)
Participações – Layse Rodrigues; Lucyan Costa; DJ Jack Saínha
Ingressos – 15 Reais
Contato - 98553-4900
Fonte: O Liberal (texto)
Post a Comment