Embaixada da Itália lança livro e exposição fotográfica que relembram sua história no Brasil

Exposição fotográfica “A Embaixada da Itália em Brasília: um percurso fotográfico do Rio de Janeiro ao Planalto Central” traz recortes histórico político-cultural precioso



Quanto vale para entrar na história? Em 1972, a Embaixada da Itália deixou o antigo solar que ocupava desde 1919 no Rio de Janeiro, na Rua das Laranjeiras 154, e mudou-se para a nova capital, Brasília. Como intuito de expor e valorizar um material rico de história e cultural, foi lançado um livro e uma exposição fotográfica, que visam oferecer uma viagem pela história fotográfica da sede, organizando e mostrando uma parte importante de sua memória histórica, com o intuito de preservá-la.

Segu
ndo o embaixador da Itália, Francesco Azzarello, “em novembro de 2021, lançamos um livro sobre a Embaixada, que pode ser consultado gratuitamente como e-book no site de nossa sede diplomática, de grande valor por seu conteúdo histórico, arquitetônico, cultural e ambiental inédito. Como havia um número limitado de fotografias, achei que deveríamos completá-lo. Portanto, aqui está um segundo livro, composto pelo 90% só de fotografias, desde o início do século XIX até os dias de hoje, muitas delas completamente inéditas, resultado de extensa pesquisa em várias direções, que também pode ser visto gratuitamente como e-book no site de nossa Embaixada”, explicou.

Azzarello destacou ainda que a história da Embaixada da Itália no Brasil, do Rio a Brasília, é "uma história dentro da história" que também ilustra a profundidade e a intensidade das relações bilaterais. “É importante saber que hoje existem cerca de 32 milhões de brasileiros de origem italiana, 713.000 cidadãos italianos no Brasil e cerca de 150.000 brasileiros que vivem na Itália. Uma herança de sangue comum! O livro e a exposição fotográfica são um documento históricopolítico-cultural muito precioso, com muito material inédito, muito útil para estudiosos e entusiastas em nível internacional, pois está em três idiomas. A Embaixada tem organizado periodicamente eventos deste tipo, dos quais você encontrará traços no website de nossa sede diplomática, juntamente com livros em formato e-book, catálogos e revistas gratuitos, bem como em nossos contínuos comunicados de imprensa que também emitimos pelos canais sociais (@ItalyinBrazil)”, concluiu.


A mostra articulada em um sinuoso percurso, é instalada em 22 cavaletes de cristal, construídos no modelo projetado pela famosa designer ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, na década de 1960, como expositores de importantes obras do Museu de Artes de São Paulo (MASP). Os cavaletes de Lina querem ser mais uma homenagem à história da Embaixada: suportes projetados por uma famosa artista italiana, amiga do engenheiro Pier Luigi Nervi que projetou esta Embaixada, são retângulos de vidro, apoiados em pequenos cubos de concreto. O material é símbolo do prédio e da capital, assim como as linhas geométricas utilizadas são simples e evocativas ao mesmo tempo.

Já o livro está disponível gratuitamente em formato impresso para todos aqueles que visitarão a exposição e em formato digital no site da Embaixada da Itália em português, italiano e inglês, o livro busca enriquecer a reconstrução histórica e a memória da Embaixada da Itália no Brasil e em Brasília.

Agende-se

Exposição fotográfica “A Embaixada da Itália em Brasília: um percurso fotográfico do Rio de Janeiro ao Planalto Central”

Data: de 30 de agosto a 18 de setembro

Horários: segunda a sexta 16h - 19h; sábado, domingo e feriado 10h -16h

Local: Embaixada da Itália em Brasília (S.E.S. Av. das Nações Quadra 807 Lt. 30)



Fonte: O Liberal 

Texto: Thainá Dias

Nenhum comentário