Festival Conexões Musicais traz apresentações da Orquestra Sinfônica Brasileira

 Programação seguirá com transmissão pela internet gratuitamente com apresentações e cursos



Jovens alunos do Programa Vale Música de Belém participam da primeira edição do Festival Conexões Musicais, de 22 a 26 de novembro, promovido pela Orquestra Sinfônica Brasileira. O Conexões Musicais é o projeto de responsabilidade social da Fundação OSB, que leva aprimoramento técnico e aperfeiçoamento de performance para alunos de instituições e escolas de música em diversos lugares do país. 

A OSB ainda vai oferecer apresentações musicais inéditas desta e de outras instituições para o público, além de palestras exclusivas que vão abordar temas como música, educação, ESG e acessibilidade, bem como oficinas para professores e educadores destes espaços com a capacitação inédita “Por Dentro da OSB”. Toda a programação será on-line e gratuita e as transmissões acontecerão pelo canal da orquestra no YouTube (www.youtube.com/sinfonicabrasileira).

Os vídeos inéditos terão os alunos dos projetos como do Programa Vale Música se apresentando junto aos músicos da OSB, divididos em dois quintetos de cordas formados por André Cunha (violino),  Angelica Alves (violino), Samuel Passos (viola), Lisiane de Los Santos (violoncelo) e Rodrigo Fávaro (contrabaixo) no quinteto 1; e por Nikolay Sapoundjiev (violino),  Daniel Passuni (violino),  Victor Botene (viola), Emilia Valova (violoncelo), Alexandre Ito (contrabaixo) no quinteto 2.

A estreia será nesta segunda-feira (22), às 18h, com o Quinteto de Cordas da OSB e os alunos do Instituto GPA (Osasco - SP), que abrem a programação com "5 Miniaturas Brasileiras", do premiado pianista Edmundo Villani-Côrtes, que também participa da apresentação. Na quarta-feira (24), às 18h, é a vez de "Brejeiro" (Ernesto Nazareth), com o Quinteto de Cordas da OSB e os integrantes da Orquestra Nova Sinfonia e Agência do Bem (Rio de Janeiro).

Já na quinta-feira (25), às 18h, tem "Agoniza mas não morre" (Nelson Sargento), executada pelo Quinteto de Cordas da OSB e os integrantes da OPAS e ABRAMVEFA (Duque de Caxias - RJ). Seguida por "Boi da Cara Preta" (compositor desconhecido), com o Quinteto de Cordas da OSB e os alunos da Escola de Música Villa-Lobos (Paracambi - RJ). "Tiro ao Álvaro" (Adoniran Barbosa) encerra o dia com o Quinteto de Cordas da OSB e os alunos do Instituto Augustinho Valério (Japeri - RJ).

A programação termina nesta sexta-feira (26), às 18h, com três apresentações "São Benedito, Ele é um Cravo" (compositor desconhecido), executada pelos alunos do Programa Vale Música e Serra e pelo Quinteto de Cordas da OSB. Depois, é a vez de "Chalana" (Mario Zan e Arlindo Pinto), com o Quinteto de Cordas da OSB e os alunos do programa Vale Música com o Instituto Moinho Cultural (Corumbá - MS). E a música "Boi Bumbá" do maestro paraense Waldemar Henrique termina a programação com o Quinteto de Cordas da OSB e os alunos do Programa Vale Música Belém (Belém).

Agende-se

Festival Conexões Musicais

De 22 a 26 de novembro de 2021

Estreias musicais às 18h

Palestras às 19h

Concertos e palestras on-line com transmissão pelo canal da OSB no YouTube: www.youtube.com/sinfonicabrasileira


Edição: Lucas Brito 

Fonte: O Liberal (Texto e Foto)

Nenhum comentário