Vale Música Belém passa a exibir recitais de sopro e corda em suas redes sociais
Novos vídeos de apresentações serão publicados todas as quartas-feiras
Os alunos do Vale Música Belém levam música a todos os cantos durante o mês de agosto. A programação on-line do projeto traz recitais dos alunos de instrumentos de corda e sopro, com novos vídeos publicados sempre às quartas-feiras, às 18h, nas redes sociais do projeto.
Serão apresentações de flauta transversal, violino, oboé, saxofone e clarinete. O segundo vídeo da série estreia nesta quarta-feira, 11, com um recital de violino de alunos do professor Andrei Matos. No dia 15 de agosto, a Orquestra Jovem Vale Música fará homenagem especial à adesão do Pará a independência do Brasil.
A programação segue no dia 18, com vídeo do recital de oboé, de alunos do professor Joás Saraiva; e encerram no dia 25, com o recital de saxofone e clarinete, de alunos da professora Débora Azevedo.
Os vídeos são disponibilizados na página do projeto no Facebook, e no canal do Youtube. O público já pode conferir o recital de flauta transversal, coordenado pela professora Rafaelle Brabo.
Izabel Boulhosa, coordenadora do projeto, conta que trabalhar durante a pandemia foi desafiador, mas que as atividades têm retornado aos poucos. “Nos redescobrimos e aprendemos a trabalhar com o distanciamento, que foi necessário nesse período, e apresentamos uma programação virtual. Estamos retornando aos poucos com as atividades presenciais tomando todos os cuidados e medidas preventivas de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde e esperamos logo termos nosso reencontro com o público”, comenta.
Vale Música Belém grava primeiro CD
Além de prêmio e reconhecimento internacional para alunos do Vale Música Belém, o ano de 2021 trouxe a oportunidade de gravar o primeiro CD profissional pela gravadora italiana DA Vinci Publishing. A convite do pianista português Bernardo Santos, o Quarteto Belém, composto por alunos e professores do projeto, entra em estúdio entre 11 e 13 de agosto, trabalhando no repertório composto de dois quintetos para piano. As peças devem durar cerca de 35 minutos cada.
O pianista português e os jovens músicos paraenses formarão um quinteto com piano (Bernardo Santos), violino (Fábio Santos e Renan Cardoso), Viola (Haroldo Correa) e violoncelo (Bruno Valente). A gravação será feita na Sala Augusto Meira Filho, na sede de Fundação Amazônica de Música, em Belém.
O CD, que homenageará dois compositores, o tcheco Dvorak e o francês Saint-Saens (que completa 100 anos de falecimento em 2021), tem lançamento previsto para outubro deste ano, primeiro na Europa, com a realização de concertos, e, posteriormente no Brasil, em datas ainda a serem confirmadas.
O Vale Música Belém é desenvolvido pela Fundação Amazônica de Música (FAM). A iniciativa vem transformando a vida de alunos do ensino público da capital do Pará e conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei de Incentivo à Cultura. Com 17 anos de existência, o projeto já impactou mais de cinco mil pessoas nesse período, inclusive formando músicos profissionais que atuam no Brasil e no Exterior. Atualmente, o Vale Música atende cerca de 300 crianças e jovens com o ensino e aprendizagem da música. O projeto tem a Orquestra Jovem, Coral, Grupo de Flautas Doce, Banda Sinfônica Jovem, Grupo de Percussão de Câmara, Orquestra de Violinos e Coral infanto-juvenil.
Texto e Foto: O Liberal
Edição: Alek Brandão
Post a Comment