Professor Rui Paiva lança o livro 'O Teto'

 A obra de memórias pessoais e reflexões que prometem levar o leitor à identificação, será lançada nesta quinta, 19.

Geiza Paiva/ Divulgação

Professor, músico, advogado e astrólogo Rui Paiva estreia na literatura com o livro “O Teto- Ideias sem anestesia para respostas de veias abertas”, que será lançado nesta quinta-feira, 19, no Na Figueredo, das 17 às 20 horas, com uso obrigatório de máscara e regra de distanciamento social.

“O Teto” é uma quase biografia do autor, com alguns fatos da infância, adolescência e maturidade, inclusive, alguns engraçados, que desembocam em um processo reflexivo sobre fatos do cotidiano que tendem a levar os leitores à identificação, tais como o consumismo e as obrigações auto impostas que representam um boicote sobre si mesmo da qualidade de vida. “São situações que todos passamos e não percebemos, não olhamos para isso por falta de tempo”, descreve Rui Paiva.

O próprio autor se viu pressionado a olhar para a própria vida com mais calma quando esteve preso a um leito de hospital após ter sido submetido a uma cirurgia no coração, em 2018. “Recebi uma segunda chance”, acredita. Desse balanço da própria vida, ele formulou as ideias desse livro. “Trago um balanço de vida emocionante, dinâmico, bem-humorado feito por um paciente chamando para uma conversa séria a respeito de viver (...) O livro é uma conversa com o leitor que poderia ser em uma esquina, num café, num bar ou em qualquer lugar. Essa obra é um convite para se emocionar, sorrir e perceber nuances da vida”.

Capa

Natural de Belém, Rui Paiva é um desses seres humanos que possuem múltiplas habilidades e se dedicam com afinco a cada uma delas: professor de curso de redação para alunos do ensino médio e vestibulandos e também de redação técnica, jurídica, empresarial e oficial para vários segmentos profissionais; consultor jurídico da Escola de Gestão Pública do município de Belém; baterista, percussionista, compositor e um dos fundadores da banda paraense Álibi de Orfeu, com passagem também por outras bandas; e astrólogo há mais de 20 anos que é autor do tema para publicações em jornais, sites e televisão...haja coração!

“Fiz algumas reflexões sobre temas de vida do cotidiano. Intercalo minhas histórias (em primeira pessoa) para o leitor descontrair e outras, em terceira pessoa, para o leitor perceber que há vários detalhes no dia a dia que podem levá-lo a perder ou ganhar qualidade de vida. Isso dependerá do olhar”, detalha. “‘O Teto’ é apenas um detalhe, um despertar entre um leito e o simples ato de olhar para cima. Ao mesmo tempo é revelador quando se trata de um convite para perceber o mundo sob outros olhares na alegria de se estar vivo”.

O livro teve pré-venda com logística de entrega antecipada para evitar aglomeração na data do lançamento oficial. O acesso será controlado nesta quinta-feira, na loja Na Figueredo. Haverá venda de livros e sessão de autógrafos no local. “Se os tempos fossem outros, iria deixar armada minha bateria para fazer uns solos intercalados aos autógrafos e dedicatórias nos livros”, acrescenta.










Texto e Fotos: O Liberal
Edição: Alek Brandão

Nenhum comentário