No mês do folclore, evento valoriza e destaca literatura paraense com homenagem à Walcyr Monteiro
Walcyr Monteiro enriqueceu a literatura amazônica com seu estilo particular de contar as lendas e causos da região Norte do país
A valorização e a divulgação da literatura paraense é um dos principais objetivos do Projeto Entre Letras da Universidade Federal Rural da Amazônia, coordenado pela professora Dra. Wanúbya Campelo. E para celebrar o mês do folclore, o projeto convida para a Mesa Redonda “Literatura Paraense e Folclore: uma homenagem à Walcyr Monteiro”, que será realizada hoje a partir das 15:30, através da plataforma Google Meet. O evento é aberto ao público e com direito a certificado.
Walcyr Monteiro enriqueceu a literatura amazônica com seu estilo particular de contar as lendas e causos da região Norte do país. No dia 29 de maio de 2019, aos 79 anos, ele morreu em decorrência de uma pneumonia. O conjunto de obras de Walcyr também contava com “Visagens, Assombrações e Encantamentos da Amazônia ”, “Cosmopoemas”, “Miscelânea ou Vida em Turbilhão”, “As Incríveis Histórias do Caboclo do Pará”, “Histórias Brasileiras e Portuguesas para Crianças” e “Presente de Natal”.
Segundo a coordenadora, poder falar a respeito da temática do folclore paraense é fundamental para a valorização da cultura do estado. “Acredito que até mesmo em função de ser um mês simbólico do dia do folclore, não existiria representante melhor da nossa cultura literária para homenagear do que o saudoso e querido Walcyr Monteiro. Divulgar a literatura paraense é fundamental. Por isso convidei grandes nomes da docência e da literatura para realizarmos esse diálogo”, explicou.
“Tivemos a honra este ano de poder homenagear o filho do Walcyr, Átila Monteiro, que é um parceiro querido nosso e admirador do nosso trabalho”, relatou. Wanúbya relatou também que os alunos pesquisadores dessa temática também terão seu lugar de falar na conversa”.
Para Átila Monteiro é uma grande honra ser convidado para um evento como esse. “Será além que uma homenagem ao meu pai, eu é que fico lisonjeado em termos uma temática desse valorizada esses dias. Precisamos apoiar cada vez mais os encontros que valorizam e destacam a literatura e a arte da nossa região. Átila monitora a página do instagram @lendasamazonicas, para que o trabalho do seu pai permaneça vivo todos os dias.
Agende-se
Mesa Redonda “Literatura Paraense e Folclore: uma homenagem à Walcyr Monteiro”
Data: 31/08
Hora: 15h30
Local: Google Meet (link para inscrição: https://sigaa.ufra.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/1840
Programação do evento:
15:30- Walcyr Monteiro e a literatura de horror na Amazônia paraense
(Professor Dr. Geovane Belo e Professor Diemerson Ribeiro)
16h- Literatura Surda: Adaptação e Tradução em Libras de “A procissão das Almas” de Walcyr Monteiro
(Professora Esp. Alessandra Gonçalves)
• Homenagem à Átila Monteiro, filho de Walcyr Monteiro
• Mediadora: Professora Doutora Wanúbya Campelo
• Momento Cultural de Encerramento com o músico Alexandre de Sousa.
Texto e Imagem: O Liberal
Edição: Alek Brandão
Post a Comment