Galeria Na Tua Arte abre exposição destacando olhares amazônicos nas artes visuais
Reunindo trabalhos de oito artistas paraenses, espaço inaugura sua segunda mostra
Um recorte das artes visuais que traduzem as cores e formas da Amazônia em perspectivas únicas, ocupa a partir desta quinta-feira, 5, a recém aberta Galeria Na Tua Arte, em Belém. A mostra “Olhares Amazônicos”, com curadoria de Vânia Leal, reúne trabalhos em diferentes técnicas, de Eduarda Leão, Jéssica Araújo, Kambô, Mael Anhagá, Rao Godinho, Rossilene Jardim, Valério Silveira e Mauro Fernandez. A vernissage ocorre nesta quinta-feira, mas a mostra abre para visitação ao público a partir da sexta, 6. A galeria fica localizada no Natú Beauty Center (Av. Cmte. Brás de Aguiar, 440 - Nazaré), com visitação de 9h às 20h, de terça à sábado.
Esta é a segunda exposição da galeria, que desta vez se propõe a trazer à cena da arte paraense um convite à reflexão sobre o pensamento de uma realidade transfigurada, em que afloram diversos tipos de formas, desde paisagens arquitetônicas, até animais e grafismos.
Neste movimento de promover também um passeio pelas artes visuais amazônicas, a curadoria de Vânia Leal provoca um encontro de técnicas como pintura, fotografia, arte digital e até bordado; mas também promove uma mostra de gerações das artes visuais da região.
Um dos nomes da exposição é Valério Silveira, que experimenta fotografia e pintura, em trabalhos que refletem janelas de memória e história do bairro da Cidade Velha, o encontro entre árvores e a luz, além da espera paciente pelo voo de uma garça na premiada obra “O Voo”.
O artista, que transita principalmente entre a pintura e a fotografia, diz estar feliz em participar da exposição, que abre espaço para uma geração mais antiga de artistas, mas também abre as portas para novos nomes. Valério também destaca a importância da abertura de novos espaços para as artes visuais na capital.
“Belém estava precisando de um espaço como esse, mesmo sendo híbrido, mesmo alternativo, tem um olhar cultural sobre nossa região. Acho que precisava de mais espaços assim, e tomara que abra novos horizontes, pois tem uma turma de artistas muito bons, mas não tem lugar onde expor”, diz.
A Na Tua Arte é uma galeria de passagem, que promove o encontro das artes com a arquitetura contemporânea do Natú Beauty Center. Arthur Bouth, gerente da galeria, conta que a ideia de tornar o centro de beleza também um espaço para as artes, surgiu da admiração dele com a mãe.
“Olhares Amazônicos” é a segunda mostra do local, que abriu em março com a exposição “Mulher, seja o que você quiser”. Além de promover um novo espaço para a arte paraense, Arthur também destaca o processo pessoal de conhecer novos artistas.
“A nossa vontade sempre foi de ajudar os artistas paraenses, e ajudar eles a expor e mostrar o trabalho. Nem sabíamos dessa gama de artistas, nem que tínhamos isso tudo. A arte paraense é muito rica, temos muitos artistas, muitos renomados e muitos emergentes que estão vindo com tudo. São artistas muito bons, conhecidos internacionalmente, e às vezes aqui em Belém muita gente não conhece. Eu era um desses, e estou começando a conhecer”, conta Arthur.
Na galeria, o público também pode comprar as obras em exposição. Arthur destaca que este também era um dos objetivos, criar um espaço onde o público possa, além de conhecer os artistas da terra, adquirir suas obras.
A mostra “Olhares Amazônicos” fica aberta à visitação de 6 de agosto a 23 de novembro, no período de funcionamento do salão: de terça à sábado, das 9h às 20h. A entrada é franca.
Texto e Imagens: O Liberal
Edição: Alek Brandão
Post a Comment