Exposição de miniaturas apresenta brinquedos clássicos e remonta acontecimentos históricos em Belém
História, música, esporte e memoráveis brinquedos podem ser vistos até 22 de agosto na mostra 'Grandes Histórias em Miniaturas', no Castanheira Shopping
Imagine um túnel do tempo para uma viagem por acontecimentos históricos e também brincadeiras que marcaram a infância de toda uma geração, mas nessa viagem você é um gigante vendo tudo de cima. Essa é a proposta da exposição “Grandes Histórias em Miniaturas”, que ocupa o segundo piso do Castanheira Shopping atualmente. A mostra é aberta ao público e tem visitação até o dia 22 de agosto.
“Grandes Histórias em Miniaturas” reúne centenas de peças que despertam a lembrança de uma época romântica, onde as crianças se reuniam para brincar de forma lúdica e intensa. As peças, distribuídas em alguns cenários, certamente trarão lembranças nostálgicas àqueles que também brincaram com os memoráveis Forte Apache, autorama e o trem elétrico na infância, além de aviões e carros.
Para além de relembrar as brincadeiras da infância, a exposição também faz um convite instigante para relembrarmos momentos marcantes da história do Brasil e do mundo, como um diorama que mostra a fazenda onde ocorreu a Batalha de Waterloo, em 1815, que teve protagonismo de Napoleão Bonaparte e seus soldados.
A exposição exibe pela primeira vez um acervo garimpado pelo colecionador Edson Lamarão ao longo de quase toda a vida. Apaixonado pela história, é no lugar de contador de história que ele se coloca exibindo itens que remontam sua infância e também importantes acontecimentos para o mundo.
“Minha expectativa é que a exposição possa despertar o lúdico nas crianças e instigar o interesse de todos pela história”, ressalta.
A grande coleção começou a ser desenhada na infância de Edson, e foi ganhando diferentes objetivos ao longo do tempo.
“Essa coleção começa quando eu era bem garoto, apaixonado por Forte Apache, autorama, trem elétrico”, conta Edson, que destaca a vontade de mostrar a uma geração mais nova, os brinquedos do passado, com os quais exercitar a imaginação era primordial.
“Normalmente não se vê hoje muito essa questão do lúdico, com o apache você conseguia construir histórias se tivesse imaginação. O problema dessa garotada hoje é ficar preso a um roteiro de um videogame, quando no apache você não tinha critério, construía com seus próprios bonecos”, relembra o colecionador.
Edson conta que por volta dos 20 anos, decidiu que a coleção seria para mostrar aos netos, que ainda não chegaram. O acervo exposto pela primeira vez, antes fazia parte da diversão de amigos, que visitavam a casa do colecionador e acabavam brincando juntos, e foi numa dessas que surgiu o convite para a exposição.
Todos os itens reunidos ao longo de muito tempo, agora em exposição, vão além dos brinquedos. Os visitantes da mostra vão encontrar um diorama de Santos Dumont e suas aeronaves; e ainda “a conquista do espaço”, onde peças em papel retratam o foguete Saturno V que levou a Apollo 11 à lua, em 1969. A música também está representada por cenas marcantes dos Beatles; o esporte pela Fórmula 1 de Ayrton Senna, e muito mais.
O colecionador conta que grande parte das peças ou foram construídas por ele, ou pelo menos pintadas. O acervo em exposição conta com peças fabricadas no Brasil, mas também outras raridades que Edson precisou importar.
A exposição “Grandes Histórias em Miniaturas” está no 2º piso do Castanheira Shopping (BR 316 – Km 01 – S/N), e fica disponível para visitação até 22 de agosto, no horário de funcionamento do empreendimento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; e aos domingos, das 12h às 22h.
Texto e Fotos: O Liberal
Edição: Alek Brandão
Post a Comment