Trabalho de paraense será exposto na mostra Céu Aberto, em São Paulo

 Roberta Carvalho participa da mostra que projeta obras em prédios de SP

Divulgação

Uma intervenção artística na cinzenta São Paulo vai levar arte e reflexão sobre os rumos do planeta para o público que está enfrentando a pandemia em casa. Entre os dias 22 a 29 de abril, o projeto “Céu Aberto - O Distanciamento entre o Ser Humano e a Natureza”, será exibido como uma mostra digital de arte contemporânea, com as obras sendo projetadas em prédios da cidade. A intervenção também será transmitida pelo canal de Youtube da Mostra, sempre um dia após sua execução.

Cerca de dezesseis projetores serão utilizados para exibir as obras de oito artistas nacionais, que serão projetadas em paredões urbanos de grande movimentação da cidade, lançando luz em um dos mais importantes debates da atualidade: o equilíbrio das relações humanas com a natureza. Entre os nomes presentes na mostra, estão Mozart Santos, VJ Suave, Mozart Fernandes, Sitah, Lourival Cuquinha, Catharina Suleiman, Guto Barros e a paraense Roberta Carvalho.

Dentro da programação do evento, no sábado (24), Roberta Carvalho fala sobre a sensível convivência dos seres humanos com os rios urbanos. Ela desenvolve trabalhos envolvendo o vídeo, a intervenção urbana, a video-projeção, realidades mistas, instalação, audiovisual e projetos interativos. Roberta também é idealizadora do Festival Amazônia Mapping e co-idealizadora do festival MANA, com obras em acervos como o Museu de Arte do Rio (MAR), entre outros, e foi vencedora do Prêmio FUNARTE Mulheres nas Artes Visuais.

"Esse momento que a gente tá vivendo é muito propício para esse diálogo com as ruas. Eu pensei em trazer uma pesquisa atual, que fala dos rios e de como as pessoas, de alguma forma, se desconectaram da força das águas", conta Roberta, que também explica que as imagens que serão expostas foram coletadas na sua terra. "São imagens que eu captei das águas amazônicas. Eu trago um pouco da força dessas águas para o trabalho, que parte da minha origem", explica a paraense.

Roberta Carvalho (Julia Rodrigues)

A abertura das exibições em ambiente virtual, não por acaso, marca o Dia Mundial do Planeta Terra, data que representa a luta em defesa do meio ambiente, e também, o marco da chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500 - promovendo a reflexão sobre a importância do planeta e do desenvolvimento de uma consciência ambiental diante da devastação dos biomas, principalmente em território brasileiro, que serviu como colônia de exploração e mantém até hoje práticas extrativistas sem limites.

O projeto Céu Aberto é fomentado pelo edital do Proac Expresso Lab, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e do Governo Federal através da Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo. A concepção e realização é da Mexe Mexe e a produção das Ninas.

SERVIÇO
Céu Aberto, o distanciamento entre o ser humano e a natureza
Transmissão: youtube.com/c/CÉUABERTO
instagram.com/brigadaceuaberto
Classificação: livre




Edição: Alek Brandão
Fonte: O Liberal (texto e imagens).

Nenhum comentário