Festival EcoBrasil começou nesta quinta-feira com produções e debates sobre meio ambiente
Em edição on-line, evento exibe filmes do Brasil e do mundo que propõem reflexões sobre questões ambientais
De Fábio Nascimento, o documentário "Great Return" (Volta Grande) conta a história de trezentas famílias ribeirinhas que foram violentamente retiradas de suas casas para a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. A produção, que conta com profissionais paraenses no time, é uma das presentes na programação do EcoBrasilFest - Festival de Arte e Cinema Ambiental, que iniciou sua edição totalmente on-line e gratuita nesta quinta-feira, 22.
VOLTA GRANDE (Great Return) - Trailer (1min) from Fábio Nascimento on Vimeo.
O objetivo do evento é dar visibilidade a produções que tratam de questões relacionadas à destruição do meio ambiente, assim como refletir sobre a necessidade de reverter esse cenário para salvar o planeta. "A ideia é que as produções e os encontros que serão promovidos, de alguma forma, nos inspirem na busca por um mundo ambiental e socialmente mais justo", diz o cineasta João Pasquale, um dos responsáveis pela organização.
"Great Return" faz parte da lista de 28 produções selecionadas pela organização do evento, entre obras nacionais e estrangeiras. Filmes dos Estados Unidos, Itália, Alemanha e Hungria, entre outros países, também poderão ser vistos gratuitamente a qualquer hora no site oficial do EcoBrasilFest (www.ecobrasilfest.com.br), durante a realização do evento, que termina no dia 28 de abril.
Entre as produções que compõem a mostra, estão: "Vozes da Amazônia", de Aurora Cinemato (Brasil); "The Water Dancers", de Daniel Ndevu (África do Sul); "Spirits I’ve called", de Chiara Sambuchi (Alemanha), "Mt. Suswa - Life in a volcano", de Oliver Goerzl (Alemanha); "Sob a Pata do Boi", de Marcio Isensse e Sá (Brasil); e "Sky Islands: a time travel in the Andes Mountain", de Catalina Giraldo (Holanda).
Além dos filmes, o festival propõe ainda uma série de lives onde serão abordados temas relacionados às questões ambientais. Para tratar desses temas, a organização convidou importantes lideranças na defesa à preservação do meio ambiente, como: Cristiane Mazetti, do Greenpeace; Vitória Rubles, do Fridays for Future; Victor Salvati e Virgílio Viana, da Fundação Amazônia Sustentável; Juliana Camargo, da Ampara Animal; André Palhano, da Virada Sustentável; além da ex-senadora e ministra do Meio Ambiente Marina Silva.
"Os filmes que serão exibidos durante os oitos dias do festival certamente levarão o público a uma séria e necessária reflexão sobre a destruição do nosso planeta. E os debates ajudarão a aprofundar a discussão do que pode e precisa ser feito para frear essas terríveis ações do homem contra o meio ambiente", explica João Pasquale.
As lives serão realizadas diariamente, também transmitidas pelo site oficial do evento, sempre às 20h, com exceção nos dias 25 e 26 de abril (sábado e domingo), que serão às 16h. A programação completa desses encontros, com temas, datas, horários e convidados, pode ser conferida no site www.ecobrasilfest.com.br.
Edição: Alek Brandão
Fonte: O Liberal (texto e imagens).
Post a Comment