Antônio Moura lança poema em formato especial

 Plaquete com "A Origem do Mundo" pode ser adquirida antecipadamente

Eduardo Kalif/Divulgação

O premiado poeta paraense Antônio Moura preparou um presente especial para os admiradores de seu trabalho, que podem contribuir antecipadamente para a produção de uma plaquete com o poema “A Origem do Mundo”, publicado pela primeira vez no livro “A Sombra da Ausência”, de 2009. Nesse tipo de item para colecionadores que celebra a obra do artista, o poema é reproduzido em português e francês, acompanhado de uma ilustração de uma pintura famosa de um artista europeu que é uma das inspirações do trabalho. Para Antônio, o poema escolhido para essa edição especial fala sobre uma de suas principais inspirações: a própria vida.

“Eu acho que ele [o poema] tem duas vertentes de origem: uma é o próprio espanto diante da existência, da origem da vida e do mistério que ela representa. E também esse título dialoga com a obra de Gustave Courbet, pintor do século 19. Essa pintura foi feita em 1866 e é uma das obras mais célebres do século 19, e da própria obra de Courbet”, explica Antônio. O título original da pintura é "L'Origine du monde”, “a origem do mundo” em francês, e nela, o artista escolhe uma genitália feminina para simbolizar o começo de tudo.

Além de poeta, Antônio Moura é tradutor e publicitário, e lançou seu primeiro livro, “Dez”, em 1996. De lá para cá, foram pelo menos mais onze livros publicados, entre poesias e obras de tradução. Entre os trabalhos mais célebres, estão: “Hong Kong & outros poemas” (1999); “Rio Silêncio” (2004) e “A Sombra da Ausência” (2009). Em 2008, o seu livro “Rio Silêncio” recebeu o Prêmio John Dryden, competição literária dedicada para o lançamento de autores estrangeiros no Reino Unido. A obra foi traduzida para o inglês pelo poeta britânico Stefan Tobler com o título “Silence River”. Antônio, que já morou em Lisboa, voltou à Europa para o lançamento da reedição e fez uma turnê que começou em Londres e subiu para o Norte da Inglaterra. A obra também foi traduzida por uma editora de Valência, na Catalunha, região da Espanha.

“Eu não tenho um tema central. As coisas meio que vão mudando de livro para livro. Meus dois primeiros livros eram de uma linha mais construtivista, voltada para a estrutura da linguagem, uma coisa mais metalinguística, da poesia que reflete sobre si mesma. A partir do terceiro livro, o ‘Rio Silêncio', tive a sensação que essa exploração tinha se esgotado, que eu já tinha ido até onde era possível ir. A partir daí, me vieram outras preocupações e reflexões, entrando por um caminho mais metafísico. O livro ‘A Sombra da Ausência’  já tem a tema da morte muito presente, porque isso adveio de experiências da minha própria vida, quando pessoas da minha família começaram a morrer e foi uma experiência dolorosa”, conta Antônio, explicando sobre suas reflexões sobre o final e a origem das coisas e que acabam virando poesia.

Quem tiver interesse em adquirir antecipadamente a plaquete de “A Origem do Mundo” pelo valor de 15 reais, pode contatar o artista pelo telefone 91 98551-0690 ou email antonio.letre@gmail.com.




Edição: Alek Brandão
Fonte: O Liberal (texto e imagem).

Nenhum comentário