Artista paraense Mayk Lee pede doações para custear tratamento de câncer raro

 O artesão vem tendo dificuldades em bancar custos e recebe doações por meio de vaquinha on-line

Divulgação

Diagnosticado com um raro câncer na coluna, o artista paraense Mayk Lee Pamplona da Silva, de 38 anos, enfrenta atualmente um tratamento para a doença, que o impossibilitou de andar. Por conta da condição financeira do artista e familiares, amigos de Mayk abriram uma vaquinha on-line em favor dele, para ajudar nos custos de medicamentos e de tratamentos aos quais ele vem sendo submetido, assim como transporte, alimentação e higiene pessoal. Além do tratamento contra o câncer, Mayk também necessita de doação de sangue.

A mãe de Mayk, Dona Nete, diz que a questão vem se agravando devido a forte anemia, e que fica preocupada com a saúde do filho, que tem demonstrado cada vez mais dificuldade de suportar as dores na coluna. Além disso, há um estoque baixo de sangue no Hospital Ophir Loyola, onde Mayk é paciente.

O artista vem passando por quimioterapia para eliminar o tumor, o que pode excluir a necessidade de cirurgia para a retirada. Ainda assim, as doações são necessárias para custear outros tratamentos. Ainda segundo a mãe de Mayk, ele está com as pernas inchadas, e fazendo sessões de massoterapia que custam R$ 40 por dia. “Não sei quantas sessões ele vai fazer. Ele iria fazer fisioterapia, mas como está tudo fechado por causa da pandemia, consegui esse senhor massoterapeuta”, diz a mãe de Mayk.

Conhecido por seu trabalho como artesão, Mayk tem muitos amigos artistas que têm se mobilizado para ajudar em sua situação. Em 2020, dois eventos solidários chegaram a ser realizados em favor de Mayk.

O DJ Vitor Pedra, que tem ajudado a articular as doações para o amigo, fala sobre a relação com ele. “Conheci o Mayk através das oficinas do Curro Velho, era uma das crias de lá, foi aluno e depois instrutor. ele sempre estava ligado com a arte, fazendo arte. Sempre estava transformando, modificando a vida do lugar dele, sempre conhecido através da arte. Nos eventos onde eu tocava, ele sempre estava na frente, vendendo as camisas dele, sempre na correria do dia a dia”, conta.

Como ajudar

Para doar para Mayk, é necessário entrar na plataforma Vakinha.com, e procurar pela ID de número 1234288. Além disso, é possível fazer doações direto em uma conta da Caixa (agência: 1314, OP: 013 - conta: 00063470-2). Para mais informações sobre as doações, os contatos são (91) 982655035 / 984712738.

Para a doação de sangue, os doadores devem indicar o nome do paciente Mayk Lee Pamplona da silva nos centros de coleta do Hemopa, no momento da doação.

“Infelizmente esse nosso amigo é só mais um lutando o dia a dia nesse sistema público de saúde, que a gente vê com a pandemia. As doações de sangue estão baixas no hospital onde ele é paciente. O que ele precisa é ajuda financeira para manter a medicação dele, porque ele toma remédios super caros, caríssimos para ele manter”, completa o DJ Vitor Pedra.


Edição: Alek Brandão
Fonte: O Liberal (texto e imagem).

Um comentário: