Festival 'Cinefoot' reúne produções voltadas para os amantes do futebol
O "Cinefoot", único festival de cinema de futebol do Brasil e pioneiro na América Latina, será aberto nesta sexta-feira, 20, e segue até o dia 27 de novembro, no formato online, com acesso inteiramente gratuito para todo o território brasileiro, na plataforma Innsaei.tv.
Dos 76 títulos que integram a programação geral, 59 filmes são brasileiros e 17 internacionais oriundos da Argentina, França, Itália, Peru, Colômbia, México, Uruguai, África do Sul, República Tcheca, Portugal e uma coprodução Alemanha/Palestina. Há filmes brasileiros representantes de todas as regiões do país.
Serão 38 horas de conteúdo fílmico distribuídos por 31 sessões, que permanecerão disponíveis por um período extra após a estreia, podendo variar de dois até seis dias para visualização, conforme a mostra na qual o filme participa.
O México, anfitrião da Copa do Mundo de 1970, e a República Tcheca, que celebra o centenário das relações diplomáticas com o Brasil, são os países homenageados em 2020.
Desde ano passado, o Cinefoot introduziu uma sessão especial para o formato seriado. Em 2020, teremos a estreia da série baiana “Donas do Baba”, direção de Tais Bichara e Rodrigo Luna. A série documental traz histórias e rotinas de mulheres com diferentes relações com o futebol. “Baba” é uma expressão popular baiana que se refere a uma partida informal.
Além das exibições, a programação do Cinefoot apresenta atividades paralelas com a consagrada Mesa-Redonda, que reúne bate-papos com convidados comandados pelo Museu do Futebol, Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte, Ludopédio e Centro de Artes UFF-Universidade Federal Fluminense.
O Cinefoot presta homenagem ao goleiro Moacir Barbosa e ao Negritude F.C., concedendo a Honraria Gol de Placa 2020. Os filmes vencedores do Cinefoot 11 serão definidos exclusivamente através do voto do público e anunciados na cerimônia de encerramento online, dia 27/11, às 20h30.
Abertura
Filme: Loteca (Prode) - 20/11 às 20h30
Dir. Mauro Beccaría
Doc, 63 min, Argentina
Sinopse: Em 6 de maio de 1984, o time de futebol Racing de Córdoba sai para jogar com motivação extra: se ganharem do Ferro, seus jogadores vencerão o Prode, a loteria dos resultados esportivos que eclipsaram os argentinos nos anos 70 e 80. Ganhar os 2 milhões de dólares da loteria depende deles.
Encerramento:
A última partida de Pasolini - 27/11, às 20h30
Dir. Giordano Viozzi
Doc, 62 min, Itália
Sinopse: Em 14 de setembro de 1975, em San Benedetto del Tronto, Pier Paolo Pasolini jogou sua última partida de futebol, antes de sua morte. “A última partida de Pasolini” parte de um pretexto de um jogo de futebol para contar um período histórico que foi fundamental para toda a Itália, com suas contradições e tragédias, através de uma visão aparentemente lúdica de Pasolini, mas que nos permite compreender melhor a importância do poeta e diretor italiano.
Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)
Post a Comment