'Preamar de Fé' oferece eventos culturais gratuitos em vários espaços



A programação está distribuída em oito espaços da Secretaria de Estado de Cultura (Secult)


O Círio de Nazaré ganha uma programação cultural gratuita em espaços da Secretaria de Cultura do governo do estado (Secult). O “Preamar da Fé” vai promover exposições, feiras de artesanato, instalação audiovisual e shows musicais até o próximo dia 17. O calendário é inspirado nos cortejos da festividade e dividido em oito ambientes com os eventos denominados de “estações”.
A capela do Museu do Estado do Pará recebe a “Estação 1” com a exposição “Sala dos Milagres” reunindo objetos de promesseiros em agradecimento a graças alcançadas, como casinhas e esculturas em diversos materiais, roupas, bengalas e velas, até o dia 12. O Porto Futuro recebe a “Estação 2” no sábado, 3, a mostra “Porto dos Miritis”, uma instalação visual de 20 canoas, 50 pássaros e 100 objetos de miriti distribuídos às margens do lago central do parque, até 1º de novembro. Já de 7 a 13 de outubro, o mesmo local abriga a Feira de Artesanato do Círio, iniciativa do Sebrae no Pará, além da programação “Porto Musical” no dia 10, das 19h às 20h, com Amazônia Jazz Band.
Na terça-feira, 6, a Galeria Fidanza do Museu de Arte Sacra terá a “Estação 3” com a exposição “Sagrado”, uma leitura universal de obras sagradas, objetos litúrgicos, ex-votos, fotografias e instalações artísticas contemporâneas. No dia seguinte, o Laboratório das Artes da Casa das Onze Janelas recebe a “Estação 4” com a mostra “Em cena: ex-votos de Nazaré”, uma metáfora dos corpos que não poderão estar juntos no Círio deste ano, até 1º de novembro.
Também na quarta-feira, 7, a Estação Cultural de Icoaraci recebe a “Estação 5” com a escultura em miriti de Nossa Senhora de Nazaré que compõe a exposição permanente do Museu do Círio desde 2010, além de barcos confeccionados no mesmo material, na instalação “Círio das Águas”, até 1º de novembro.
O Teatro Estação Gasômetro ou “Estação 6” inicia na quinta, 8, e vai até o dia 18 com a edição especial “Conhecer para Preservar”, ação educativa patrimonial que, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), traz painéis com fotos de elementos culturais do Círio, como almoço, brinquedos de miriti, Auto do Círio, Arrastão do Pavulagem e a festa da Chiquita.
O Theatro da Paz recebe a “Estação 7” com a exposição ”Festa e fé”, que reúne objetos que retratam o Círio, entre os dias 9 a 25. Ainda, o Da Paz e o Memorial da Cabanagem receberão uma iluminação especial em homenagem ao Círio no dia 9, das 18h às 20h. Na mesma data, das 18 às 20h, a Orquestra Sinfônica do Theatro será atração na “Estação Musical”, na Estação Cultural de Icoaraci.
.A área externa do Forte do Presépio vai receber a “Estação 8: Imagens da fé”, uma projeção com imagens do acervo do Museu da Imagem e do Som do Estado, com cenas de procissões anteriores, acompanhada pela apresentação ao vivo do violonista Salomão Habib, no dia 17 de outubro, nos horários das 19h, 19h30 e 20h.
"O nosso Preamar da Fé se espalhará por vários cantos da cidade, numa onda cultural que convidará os visitantes dos espaços Secult a viverem uma imersão no universo simbólico do Círio. A programação traz esta diversidade de práticas artísticas ligadas à quadra nazarena: o artesanato, a culinária, a música, a atmosfera imagética das romarias, criando, assim, roteiros de um Círio circulante - um Círio sem distâncias", comenta Ursula Vidal, secretária de Estado de Cultura.
Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário