O lado de dentro do hospital de campanha no especial 'Sob Pressão - Plantão Covid'
Formato especial com dois episódios estreia nesta terça-feira (6), como homenagem aos profissionais de saúde que estão por trás das máscaras, no combate à covid-19
Reconhecida por retratar de forma impactante questões da saúde pública do país, ‘Sob Pressão’ estreia nesta terça-feira (6) uma edição especial. Em dois episódios, ‘Sob Pressão - Plantão Covid’ aborda um tema mais atual do que nunca e que tem feito parte da vida de todas as pessoas: a pandemia do coronavírus.
Os novos episódios trazem de maneira ainda mais expressiva a visão da equipe médica sobre o problema, mostrando que por trás das máscaras existem profissionais de saúde atuando sob pressão, arriscando seus sonhos e até mesmo a própria vida em prol do outro. Os capítulos foram idealizados como uma homenagem a todos que atuam na linha de frente contra a doença que vem assolando o mundo.
Em entrevista coletiva realizada na última semana, parte do elenco e os criadores da série falaram sobre os desafios e as emoções em gravar sobre a pandemia em meio a pandemia.
“Não tive dúvidas de que a gente tinha que colocar a pandemia, essa crise sanitária, na nossa história, exatamente pela conexão e pelo diálogo que a série tem com a realidade. E, principalmente, porque isso faz com que o público tenha um olhar diferenciado para esses profissionais de saúde. Foi nisso que nos debruçamos de alguma maneira: permitir que o público sinta a experiência de quem atua na linha de frente do combate ao vírus. Tentamos trazer a possibilidade de ressignificar um pouco nossa visão através de uma doença. O que a pandemia permitiu em larga escala, para o mundo, a gente faz no nosso grãozinho, com a série”, conta o autor Lucas Paraizo.
Andrucha Waddington, diretor artístico da obra, explica que para a edição especial foi feito um recorte dos meses de abril e maio – o segundo e terceiro mês da pandemia, no Brasil. “Estamos retratando como foi há pouquíssimos meses. Um passado tão recente que ainda está totalmente ligado aos nossos dias atuais”, explica. Para ele, ao usar a saúde como elemento condutor para a dramaturgia, é possível abordar muitos assuntos. “O tema saúde é muito curioso: as histórias sociais entram de ambulância na ficção e ali há uma catarse, com os assuntos sendo expostos, capazes de mostrar todas as feridas abertas. Em ‘Sob Pressão’, ainda estamos em um hospital público, local que quebra qualquer parede social”, afirma.
Após um período em missão humanitária no interior do Brasil, Carolina (Marjorie Estiano) e Evandro (Julio Andrade) são convocados a voltar ao Rio de Janeiro. A dupla de médicos de ‘Sob Pressão’ é chamada às pressas pelo doutor Décio (Bruno Garcia) para trabalhar em um hospital de campanha no Rio de Janeiro, montado para atender aos pacientes infectados pela Covid-19. Nos dois episódios, são contadas histórias de pacientes enfrentando o vírus desconhecido e os dramas pessoais e profissionais de Carolina, Evandro e da equipe médica formada por Décio, Charles (Pablo Sanábio), Vera (Drica Moraes), Keiko (Julia Shimura) e Rosa (Josie Antello), além dos recém-chegados à equipe, o neurocirurgião Mauro (David Junior) e a enfermeira Marisa (Roberta Rodrigues).
Pandemia dentro e fora das telas
“‘Sob Pressão’ é uma obra de dramaturgia que cumpre a missão não só de entreter, mas também de conscientizar e aproximar realidades”. É assim que a atriz Marjorie Estiano define a série. “É um exercício muito grande para mim ler a realidade e interpretá-la na ficção. Amo todos os aspectos de ‘Sob Pressão’, mas o lugar da série que mais gosto é quando ela aponta a esperança. E a edição especial traz, sim, pinceladas de esperança que dão algum conforto. Essa obra tem essa relevância de tentar informar e conscientizar através da proximidade que a dramaturgia traz, entrando na casa das pessoas, mostrando a intimidade dos casos, nomes, relações, personalidades”, reflete a atriz.
Elenco viveu o desafio de voltar aos estúdios para gravar durante a pandemia (Globo / Paulo Belote)
Julio Andrade destaca a importância de viver na dramaturgia a realidade de um médico. “‘Sob Pressão’ me dá a chance de viver temas fundamentais para a sociedade. Para a edição especial, fizemos um recorte da pandemia e estamos contando a história de profissionais de saúde e pacientes que, na minha opinião, são de utilidade pública. Trazemos muitas coisas que precisam ser ditas e que estamos, através da ficção, sublinhando”, conta.
Os episódios especiais contam ainda com novos reforços, David Junior e Roberta Rodrigues. Ambos destacam a alegria em integrar o elenco da série em um momento tão importante. David faz o neurocirurgião Mauro e Roberta interpreta a enfermeira Marisa.
“Essa doença desestruturou um mundo inteiro. Na série, apresentamos o cotidiano de quem foi afetado pela Covid-19, desde os pacientes até os profissionais de saúde. Como artista, sempre admirei e quis participar de ‘Sob Pressão’”, fala o ator. Roberta complementa: “Fico arrepiada quando falo sobre estar na família ‘Sob Pressão’, um programa que sempre assisti, um projeto com tanta verdade, potência, humanizado e com atores libertos da vaidade. Ali está a arte em sua pureza total. Foi um momento de felicidade durante a pandemia poder representar tantas Marisas, Evandros e Carolinas que estão por aí”, conta, emocionada.
Para a atriz, é extremamente relevante retratar o atual momento através da dramaturgia. “Acompanhamos e sentimos na pele tudo o que é falado na série. Além disso, estamos tendo a oportunidade de defender o SUS, com profissionais dedicados dando a vida para salvar outras pessoas”.
Fonte: O Liberal/Televisão (Texto e Foto)
Post a Comment