Grupo '3 de Teatro' apresenta o espetáculo 'Contrações' em plataforma digital
Opções na programação cultural têm música, cinema, teatro e muito mais
Música
Nesta nova fase do Música #EmCasaComSesc, a música instrumental passa a ser terça-feira e, hoje (6), o violonista, compositor e arranjador Marco Pereira apresenta "O Violão e as Canções" direto de sua casa, no Rio de Janeiro (RJ). As atrações são sempre às 19h pelo Instagram (@sescaovivo) e YouTube (@sescsp)
Sabores e experiências farão parte da live “Sensações – Comer, beber, ouvir e compartilhar”, um happy hour da TEL no Conarec 2020, no dia 7 de outubro, às 18h. O evento será realizado em formato híbrido e contará com participação do cantor Tiago Abravanel, da chef Kátia Barbosa e apresentação de Monique Alfradique. A live é para arrecadar doações para a casa de acolhimento LALEC – Lar Amor Luz e Esperança da Criança. A transmissão será pelo canal na TEL no YouTube.
A “Domingueira Dançante” terá show da Banda Clube Fechado, no dia 11, no Cassazum (Av. Duque de Caxias, 1375 - Marco).
O primeiro espetáculo do projeto projeto Digital Dellarte acontece no dia 15 de outubro com apresentação da Lucerne Symphony Orchestra, uma das formações sinfônicas mais antigas do mundo com a exibição do concerto Oferenda Romântica.
A 6ª edição do Festival BB Seguros de Blues e Jazz segue até 14 de novembro. Ao todo 38 artistas participam da edição inovadora, em shows exclusivos exibidos via internet e também presencialmente, no sistema drive-in, em telões. No elenco, grandes nomes internacionais como Robben Ford, Stanley Jordan, Rick Wakeman, Al Di Meola, além dos craques brasileiros Pepeu Gomes, Toninho Horta, Yamandu, Edgard Scandurra, Blues Etílicos, entre outros. É possível assistir tudo de graça pelo site festivalbbseguros.com.br.
Cinema
O drama psicológico "O Chão Sob Meus Pés", de Marie Kreutzer, indicado ao Urso de Ouro do 69º Festival de Berlim e distribuído pela Supo Mungam Films, entra em circuito no Brasil diretamente no streaming (Now e VivoPlay) e faz seu lançamento dia 8 de outubro.
Com o intuito de disseminar a cultura negra, proporcionar novas narrativas e modos de fazer cinema com foco na autonomia do povo preto, o Videocamp recebe, até 9 de outubro, a 3ª edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros - Mahomed Bamba (MIMB), que conta com 15 filmes, masterclasses, oficina, apresentação cultural e a grande novidade deste ano: o impulso cultural para realizações audiovisuais de jovens negros e negras. Para assistir aos filmes da mostra, basta se cadastrar na plataforma. Conteúdo disponível nas redes sociais da MIMB.
O CineSesc exibe novos títulos na série #EmCasaComSesc. Nesta semana, a série estreia título da Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem!, um filme do Cine África e a estreia de dois longas do Ciclo de Autoria Indígena. Na plataforma CinemaEmCasa, o público pode assistir: o alemão "Western", da cineasta Valeska Grisebach; o documentário queniano "Lua Nova", de Philippa Ndisi-Herrmann; além de "A’E MIMIU HAW - A História dos Cantos" e "ZAWXIPERKWER KAA - Guardiões da Floresta", pelo Ciclo de Autoria Indígena.
A plataforma Videocamp disponibiliza gratuitamente, até 15 de outubro, a 1ª Edição da Mostra CineFlecha. A mostra reúne quatro sessões temáticas de filmes como tema "(Re)Existir e Curar", que retratam as diversas maneiras como os povos indígenas seguem mobilizando formas de (re) existir e se curar através de saberes, práticas ancestrais e, também, contemporâneas. Para assistir aos filmes, basta se cadastrar na plataforma Videocamp.
Até o dia 19 de outubro, o Itaú Cultural exibe em seu site www.itaucultural.org.br a Mostra Projeções - Cinema Brasileiro Contemporâneo. Trata-se do primeiro recorte sobre os filmes que inspiraram o curso EAD Projeções – Linguagem e Processos Criativos no Cinema Brasileiro Contemporâneo, disponível em plataforma online da instituição. Com curadoria de Moira Toledo, coordenadora do curso com Renata Druck, a mostra traz cinco produções que estabelecem diálogos entre os universos da auto ficção, documentários políticos e as novas vertentes de cinemas de gênero.
Inffinito Film Festival continua até 25 de outubro a exibição on-line e gratuita de filmes, mostras de cinema indígena e de produções do homenageado do festival, Daniel Filho, e o acesso a festas com DJs convidados, debates, lives e master classes. Tudo pela plataforma www.inff.online.
O Takorama Brasil - Festival Internacional de Cinema traz entretenimento, arte e diversão gratuita para animar o período de quarentena das crianças, adultos, educadores e de toda a família. A programação ocorre até o dia 28 de outubro e pode ser acessada pelo site www.takorama.com.br.
Em parceria com a 2001 Indica, o Instituto de Cinema apresenta o “Mês do Horror 2001 no INC”. Ao longo de todo o mês de outubro, o evento on-line contará com uma programação para celebrar o horror no cinema, incluindo conteúdos a respeito do cinema de gênero e da produção cultural de terror: curiosidades, listas de filmes, cursos com profissionais renomados, e lives exclusivas com nomes como Rodrigo Teixeira, Fernando Coimbra e Maurício Eça. Tudo pode ser conferido pelo Instagram @institutodecinema.
Teatro e Dança
O Itaú Cultural recebe, a partir desta terça-feira, 6 de outubro, o Grupo 3 de Teatro para uma programação especial – toda online – em comemoração aos 15 anos da companhia criada por Débora Falabella, Gabriel Fontes Paiva e Yara de Novaes. Seguindo ao longo do mês e se estendendo até novembro, haverá a apresentação ao vivo da peça “Contrações”, além do registro de “Love, Love Love” – todas seguidas de conversa com o grupo. A estreia da websérie “Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante + Conversas com Heroínas do Mundo Real” no site e ainda o lançamento de um livro digital sobre a trajetória.
Série Dança #EmCasaComSesc traz nesta terça-feira (6), a artista Diane Ichimaru | Confraria de Dança que apresenta "Desatino". Na quinta-feira (8), a Cisne Negro Cia. de Dança apresenta Ziggy - Tributo a David Bowie!. Transmissões ao vivo permanecem no YouTube do Sesc São Paulo e no Instagram do Sesc Ao Vivo, às 21h.
Começa nesta quarta-feira (7) o ‘Cultura de Fé’, programação especial organizada pelo Teatro do SESI que vai reunir arte-mídia urbana e música. A programação começa com uma intervenção na fachada do Teatro e da unidade SESI Almirante Barroso, que usará projeção mapeada e LED mapping. A criação tem direção artística da artista visual Roberta Carvalho e light design de Dhiego Lessa.
Teatro #EmCasaComSesc entra em nova fase com os atores e as atrizes ocupando os palcos das unidades do Sesc na capital paulista. "A Desumanização", com Fernanda Nobre e Maria Helena Chira, estreia o novo formato na quarta-feira (7) diretamente do Sesc Santana, mesmo palco em que a peça estreou, em 2019.
O ator Luís Miranda dá vida a “Madade Sheila”, espetáculo de teatro com exibição online e gratuita, com direção de Monique Gardenberg. A peça segue com exibições às quintas-feiras de outubro e novembro, no site www.teatrounimed.com.br.
De 8 a 13 de outubro ocorre a GIRA – Mostra Nave Gris de Videodança, com 14 obras produzidas em regiões periféricas do país como Campo Limpo, Parelheiros, Itaquera, Jaraguá (São Paulo, SP) e subúrbios de capitais como Rio de Janeiro, Belém, Recife entre outros. A programação inclui uma série de atividades on-line, e pode ser acompanhada pelo site navegris.com.br.
Personagens conhecidos do lendário amazônico chegam a internet nas lives cênicas “Contos do Índio e da Floresta”, que serão apresentadas na plataforma digital Sympla aos sábados e domingos, às 15h. A temporada na plataforma segue até final de novembro.
Estreia no dia 10 de outubro, às 17h, no site do Itaú Cultural, a programação do Festival Arte como Respiro – edição de Poesia Surda. A partir deste lançamento, uma nova leva de poesias é apresentada ao público nos sábados seguintes deste mês, sempre a partir do mesmo. Os trabalhos são disponibilizados para acesso do público por 15 dias e são apresentados pelo educador, surdo, pedagogo, ativista, ator e poeta Edinho Santos.
No mês de outubro, as redes do Teatro Bradesco terão atrações para toda a família, como a live especial no Youtube, dia 11 de outubro, a partir das 16h30, com a trupe mais querida por crianças de todas as idades: Turma da Mônica. Tanto para as lives no Instagram quanto no YouTube, as transmissões ocorrem sempre às 20h.
O Oi Futuro exibe online, até o dia 26, seis novos espetáculos teatrais, sendo quatro para o público infantil e dois para o adulto: "O mundo encantado Buarque de Holanda" (infantil), que apresenta a obra de Chico Buarque para os pequenos; "Lili, uma história de Circo" (infantil), musical com Soraya Ravenle;"Pedro Malazarte e a Arara Gigante" (infantil), com texto de Jorge Furtado; Nós de Borboletas" (infantil), baseado em livro de Eva Furnari; "O Homem Elefante” (adulto), inspirado no filme de David Lynch; e "Isso vai funcionar de alguma forma" (adulto), espetáculo totalmente criado, produzido e encenado por mulheres.
A atriz Irene Ravache protagoniza a peça "Alma Despejada" da Série "Espetáculo de Teatro", do Instituto Usiminas. O espetáculo está disponível nas redes sociais e canal do Youtube do Usiminas até o dia 17 de dezembro.
Cursos e oficinas
As oficinas para o II Curso de Formação em Ópera continuam com as inscrições abertas para alunos ouvintes. O curso integra a programação do XIX Festival de Ópera do Theatro da Paz, e as aulas serão ministradas em salas de aula virtuais. Nos dias 8 e 15 de outubro, o figurinista Fábio Namatame ministrará a oficina "Figurino para Espetáculos de Ópera", das 18h às 20h. A oficina “Dicção para cantores”, com Jena Vieira, ocorre nos dias 13, 14, 15, 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de outubro, das 16h às 18h. Já a oficina “Maquiagem Artística para a Ópera”, com Tiça Camargo, será nos dias 19, 20 e 21, das 18h às 19h30; e dias 22, 26 e 28, das 18h às 20h. Inscrições pelo site festivaldeoperatp.com.
A oficina “Construindo uma comunicação engajadora”, do projeto Circular, aceita inscrições até o dia 8 de outubro, e ocorre nos dias 14, 24 e 31 de outubro (sábados), sempre de 9h às 12h. Vagas limitadas. Acesse o formulário na aba das inscrições de oficinas do 2º Ciclo de Ações Educativas do Circular, pelo site www.projetocircular.com.br.
A Fotoativa celebra 36 anos de existência com uma série de atividades virtuais gratuitas e pagas, por meio do Instagram da instituição (@fotoativa). São minicursos, laboratórios virtuais e outras programações que seguem até 8 de outubro.
Editais e Concursos
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo abriu inscrições para o Prêmio São Paulo de Literatura, uma das mais conceituadas premiações do gênero no país. Serão contemplados um autor pela categoria "Melhor Romance de Ficção do Ano de 2020" e outro como "Melhor Romance de Ficção de Estreia do Ano de 2020". Cada ganhador receberá o prêmio de R$ 200 mil. As obras podem ser inscritas até dia 8 de outubro.
O Itaú Cultural inscreve ao projeto “Infâncias Plurais”, realizado com apoio do Instituto Alana. São 400 vagas disponíveis, com anúncio da seleção até 14 outubro. Até 40 projetos selecionados poderão receber R$ 3 mil, quando realizados individualmente, e R$ 5 mil para grupos. As inscrições vão até 2 de outubro. A live será com a coordenadora de Educação do Instituto Alana, Raquel Franzim, e a gerente de Memória e Pesquisa do Itaú Cultural, Tatiana Prado, seguida da exposição do filósofo Renato Nogueira, com transmissão no site e perfis do Itaú Cultural no Youtube e Facebook.
O 1º Prêmio Brasileiro de Fotografia Aérea – Pakuá está com as inscrições abertas até o dia 15 de outubro. Os interessados podem inscrever até três fotos. As imagens serão avaliadas de acordo com o tema proposto, além da criatividade, originalidade e qualidade técnica. Dentre os prêmios aos vencedores estão drones, câmeras profissionais e cursos de fotografia. O resultado será divulgado até dia 21 de dezembro. As melhores imagens serão expostas por 30 dias em uma mostra no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais.
A Amazon, o Grupo Editorial Record e a TAG Experiências Literárias promovem a 5ª edição do Prêmio Kindle de Literatura, que reconhece autores independentes no Brasil e suas obras literárias. Os interessados devem enviar seus romances originais e inéditos em português usando o Kindle Direct Publishing (KDP), a ferramenta de autopublicação da Amazon, até 18 de outubro. O autor vencedor receberá R$ 40 mil - um prêmio em dinheiro de R$ 20 mil e um adiantamento de R$ 20 mil para o contrato de publicação da versão impressa do livro pelo Grupo Editorial Record em qualquer um de seus selos editoriais.
O 1º Salão Nacional de Artes Visuais “Virgínia Antigas” abre as inscrições para artistas nas categorias arte digital, animação, colagem, desenho, escultura, fotografia, gravura, GIF arte, instalação, mixed media, objeto tridimensional, performance, pintura, videoarte e video mapping de artistas brasileiros. As inscrições são feitas pelo site salaonacional.com.br, até o dia 26 de outubro.
O concurso fotográfico “Gatos e Gateiros” chega a 3ª edição para distribuir mil reais em prêmios para as três melhores fotos do concurso. As inscrições seguem até dia 8 de novembro de 2020. O concurso é 100% online e gratuito. Qualquer pessoa acima dos 18 anos pode participar. Basta acessar o site www.gatosegateiros.com.br preencher a ficha de inscrição e em seguida enviar até duas fotos. Uma para o tema – gato sozinho – em que a foto deve mostrar a beleza ou a curiosidade do gato que deverá aparecer sozinho na foto.
É Tudo Verdade- Festival Internacional de Documentários está com as inscrições abertas até 18 de dezembro para a 26ª edição, que acontece entre 8 e 18 de abril de 2021. Inscrições e regulamento disponíveis no site www.etudoverdade.com.br. O festival é reconhecido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA como evento classificatório para o Oscar.
O Itaú Cultural está com inscrições abertas para a 3ª convocatória de A_ponte: Cena do Teatro Universitário, voltado a estudantes de cursos técnicos de teatro e de graduação em artes cênicas de todo o país. Esta edição é virtual. Para o eixo “Jornada de Aprendizagem Expadida”, as inscrições vão até 26 de outubro; e para o eixo “Seleção de trabalhos de conclusão de cursos de 2019/2020”, até 14 de janeiro de 2021.
Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)
Post a Comment