Exposição sensorial traz 'Olhares sobre Nossa Senhora de Nazaré'



Andrea Fiuza, Telma Grisólia, Conceição Mainiere e Andrea Ferreira exploram os elementos da festa de fé

Quatro artistas retratam a devoção à Padroeira dos Paraenses em diferentes técnicas e abordagens na exposição comemorativa ao Círio 2020, “Olhares sobre Nossa Senhora de Nazaré”. A vernissage será ralizada nesta terça-feira, 6, às 18h30, no Espaço Cultural Banco da Amazônia, com entrada franca.
Andrea Fiuza, Telma Grisólia, Conceição Mainiere e Andrea Ferreira exploram os elementos da festa de fé em uma mostra sensorial, carregada de cores, texturas, perfume de jasmim e vozes em oração, que promete transportar os expectadores à cena da procissão religiosa, que acabou sendo suspensa de forma inédita, este ano, devido à pandemia pela covid-19.
Andrea Fiúza, que já expôs anteriormente nesse local, foi convidada a promover essa revisitação ao Círio de Nazaré e, para essa missão divina, convidou três artesãs talentosas para uma imersão nas artes plástica. A mostra fica aberta à visitação pública até 19 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h.
Fiúza optou por levar a imagem da santa para dentro do espaço, em procissão, já que, coincidentemente, a procissão oficial passa em frente à instituição. “A santa vai passar no imaginário”, comenta a artista, que reproduziu a berlinda florida transportando a santa de lado em uma obra confeccionada em técnica acrílica com argamassa. “É uma obra bidimensional”, destaca o curador da exposição, jornalista Afonso Gallindo.
Exposição 'Olhares sobre Nossa Senhora de Nazaré' traz várias imagens da padroeira dos paraensesExposição traz várias imagens da padroeira dos paraenses (Thiago Gomes/ O Liberal)
As artistas se debruçaram sobre os símbolos do Círio a partir de suas experimentações para criar uma coleção repleta de singularidades. O espaço cultural ganhou a da maior e mais tradicional festa religiosa do Norte do país, que foi tombada como patrimônio imaterial da humanidade em 2013, pela Unesco.
“As artistas materializam a devoção à Virgem de Nazaré através do processo de expressão de cada uma com o mundo. O desafio da curadoria não é interferir, mas direcionar, sugerir, propor diálogos e presentar caminhos para integrar esses caminhos diferentes que pertencem a cada uma”, destaca Gallindo.
“A Conceição Mainieri trabalha prioritariamente com técnica de pintura barroca e apresentar peças com características e textura e cor nesse padrão. Já a Telma Grisólia, usa peças brancas em porcelana líquida com aplicação de terços e coroas feitos especialmente para compor essas peças. A Andrea Ferreira possui uma técnica mais livre com pedrarias, texturas e cores, trabalhando imagens e oratórios”, descreve o curador.
Enquanto Fiúza traz uma reflexão contemporânea sobre o Círio, inclusive, considerando o cenário da pandemia. “Em uma das obras, ela faz a releitura de diversos processos de expressão de fé, como a graça pelo alimento, a oração feita ao espelho e ao pé da cama”, descreve.
Andrea Ferreira, Andrea Fiuza, Telma Grisólia e Conceição Mainiere estão reunidas na mostra 'Olhares sobre Nossa Senhora de Nazaré'Andrea Ferreira, Andrea Fiuza, Telma Grisólia e Conceição Mainiere estão reunidas na mostra 'Olhares sobre Nossa Senhora de Nazaré' (Divulgação)
“Meu trabalho é um espelho da minha vida neste momento, saindo do isolamento e da angústia, passando por um processo de ressignificação, para falar de docilidade e amor, para falar d’Ela, a Nossa Senhora, a nossa mãe”, descreve Fiúza.
Uma das obras é um nicho de ex-votos, em que as artistas dialogam com a própria devoção, como Conceição, que, após fazer promessa para voltar a andar depois de um acidente sofrido, depositou na mostra uma perna de gesso. “Estamos buscando representar de uma maneira honesta esse universo maravilhoso cheio de fé, energia e emoção. É um desafio muito grande”, completa Gallindo.
A exposição possilita, ainda, a interatividade dos visitantes, que poderão escrever em uma parede os pedidos de graça ou agradecimentos. “A intenção é que as pessoas interajam deixando impressões, mensagens e pedidos para a santa”.
Além das medidas de segurança durante a abertura presencial da exposição, haverá uma abertura virtual do evento e a própria exposição também ficará disponível à visitação online. No Espaço Cultural, os visitantes receberão álcool em gel na entrada. O uso de máscara é obrigatório e a entrada é franca.
Agende-se
Exposição Olhares sobre Nossa Senhora de Nazaré
Abertura: 6 de outubro de 2020, às 18h30
Local: Espaço Cultural Banco da Amazônia (Av. Presidente Vargas, 800. Centro)
Entrada franca
Fonte: O Liberal/Círio (Texto e Foto)

Nenhum comentário