A Capanema que muita gente não conheceu
No próximo dia 5 de novembro a cidade de Capanema vai estar completando 110 anos de emancipação política e conquista dos direitos administrativos. A partir de agora, estou começando uma série de homenagens a minha querida cidade e espero contar com a colaboração das pessoas que sabem de alguma história sobre Capanema. Aqueles que quiserem que eu publique as suas histórias aqui no blog, podem me procurar que estarei disposto a receber o material.
A cidade de Capanema está localizada na região Nordeste do Estado do Pará, na sub-região dos Caetés e na zona Bragantina, distante 150 km da capital Belém do Pará. Uma das fontes de riqueza é a fabricação de cimento, pois aqui funciona uma fabrica do grupo Nassau que gera emprego e renda para o município. O comércio é detentor de outra fatia de riquezas, gerando empregos que são importantes para o desenvolvimento interno do município.
Além das escolas das redes Municipal e Estadual que compõem o conglomerado de instituições do ensino público, Capanema conta também com dois Campus universitários da Universidade Federal do Pará e o da Universidade Federal Rural da Amazônia. Estão estabelecidas também escolas da rede particular e instituições educacionais do ensino superior privado que contribuem sobremaneira para o desenvolvimento.
No mais, muitas outras instituições complementam o montante de benefícios que a cidade e o município recebem.
Texto: Paulo Vasconcellos - Escritor e poeta capanemense
Edição: Maikon Douglas
Video e foto: Divulgação
Parabéns pela iniciativa poeta...
ResponderExcluirAdoro histórias de minha cidade.
Lucivaldo Ribeiro do Nascimento
ResponderExcluirNossa cidade já há muito tempo estava precisando que alguém lhe retratasse com carinho e veracidade sua história e sua evolução parabéns meu caro poeta amigo pela iniciativa.
ResponderExcluirParabens amigo PV.
ResponderExcluirÉ muito bom recordar nossa antiga Capanema.
Como é bom revivermos o nosso passado a nossa cidade os costumes as vestes e muito mais, parabéns P.V. por essa iniciativa.
ResponderExcluirEu queria mesmo era ter morado em um lugar assim, esse ar provinciano me seduz...
ResponderExcluirMas também sei das dificuldades desse povo e das manipulações dos trabalhadores em grandes propriedades...
Trabalho um tanto escravo e também sei da sua coragem e das lutas para dar um basta a tudo isso. Isso tudo erguidos pela foice, rsrs, a fé, a Arte e assim, a reconstrução de um povo e a formação de uma cultura que vem se desenhando com a sua cara, a sua história.
Parabéns desde já a essa guerreira nação... Nação de todos e para todos.