Bailarino e coreógrafo francês Olivier Dubois apresenta espetáculo solo em Belém


'Pour sortir au jour' tem entrada franca, no Teatro Waldemar Henrique, na próxima quinta-feira (5)


O bailarino e coreógrafo francês Olivier Dubois chega a Belém para apresentar o espetáculo solo de dança contemporânea "Pour sortir au jour", no Teatro Waldemar Henrique, na próxima quinta-feira, 5, às 20 horas. Apontado como um dos 25 melhores dançarinos do mundo pela revista Danse Europe em 2011, Dubois integrou as equipes de Céline Dion e do Cirque du Soleil em Las Vegas, em 2003, e já assinou diversos espetáculos elogiados pela crítica. "Pour sortir au jour" abre a programação gratuita do Mês da Francofonia 2020, promovido pela Aliança Francesa, que também terá mostra de filmes, exposição e oficina de fotografia e concurso de texto e desenho, até o dia 20.

Dubois se apresenta sozinho diante da plateia. Sem adereços e planejamento, ele arquiteta com humor um jogo que pode tomar a forma de um tribunal, um "mini show", uma dissecação. Submetido a um processo aleatório conduzido pelo público com as próprias regras, Olivier Dubois elaborou "Pour sortir au jour" em 2018. Nele, o dançarino revisita alguns dos 60 espetáculos que fizeram parte da carreira dele na dança. Inspirado pelo Livro dos Mortos do Antigo Egito, o artista mergulha em um mar de fragmentos da dança na busca de si mesmo, examinando o próprio corpo para descobrir uma obra-prima ou ler sinais do destino nas entranhas.

Olivier Dubois iniciou a carreira profissional na dança aos 23 anos de idade. Grandes nomes da dança tiveram Dubois como intérprete, como Sasha Waltz, Jan Fabre e Dominique Boivin. De 2014 a 2017, ele dirigiu o Ballet du Nord. Ele coleciona no currículo vários espetáculos, como "Pour tout l'or du monde" (2006), "Révolution" (2009), "L'homme de l'Atlantique" (2010), "Rouge" (2011), "Tragédie" (2012), "Auguri" (2016) e outros.

Extremamente envolvido com a pedagogia, Dubois ensina e dirige diversos ateliers com companhias e escolas como a Ópera Nacional de Vienna, a Escola Nacional de Atenas, a Ópera Nacional do Cairo e outras, além de organizar diversos projetos com dançarinos amadores, como o "Mille et une danses", para a Nuit Blanche de 2017. Em 2015, Dubois trouxe ao Brasil o espetáculo "Tragédie", que apresentou nos palcos do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, e, no mesmo ano, retornou à capital carioca para apresentar também o espetáculo "Les mémoires d'un seigneur".

Agende-se:
Espetáculo de dança "Pour sortir au jour", com Olivier Dubois
Dia: Quinta-feira, 05
Hora: 20h
Local: Teatro Waldemar Henrique (Praça da República, s/n)
Entrada: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5 (meia) à venda na Aliança Francesa de Belém ( Tv. Rui Barbosa, 1851, Batista Campos)
Informações: (91) 3224 3998 e pelo e-mail contatos@afbelem.com



Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)






Nenhum comentário