Rafael Guerreiro e Trio apresenta 'Kamaleonik'


O violonista, guitarrista e compositor Rafael Guerreiro realiza o show do segundo EP da carreira, "Kamaleonik", na quarta-feira, 5, no cine teatro do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), às 19h30. O trabalho recém lançado apresenta três faixas instrumentais e autorais em estilos diversificados: "Loop Urbano", mistura de bossa nova e rock com pitada de música eletrônica paraense; o solo de violão "Litorênea"; e o jazz eletrônico "Arquivo X". Rafael será acompanhado pelo trio Carlos Canhão (percussão e bateria), Rafael Azevedo (baixo) e Marcelo Cardoso (sax tenor).
“Kamaleonik” está disponível nas plataformas digitais há pouco mais de um mês. "O EP vem da história do camaleão porque o disco não segue uma linha uniforme, cada música tem a própria individualidade. Comecei a produzir esse disco sozinho, durante o estudo de programas de áudio de estúdio, em 2019", conta o violonista, que assina a direção musical do projeto. O lançamento das faixas Loop Urbano e Litorânea foi precedido da divulgação de videoclipes dirigidos por Zara Gentil.
"Em Loop Urbano eu quis falar da rotina da cidade. A música tem dois momentos: a hora da agitação, do rush, e depois a madrugada, o momento em que a cidade respira. A música gira em torno dessas duas ideias, como se fosse um looping". No clipe, Rafael aparecendo observando o trânsito da varanda do apartamento e também andando pela cidade. Já em Litorânea, o violão traz o clima lounge inspirado nas praias nortistas, com o videoclipe trazendo imagens das areias e ondas de Algodoal, Salinópolis e Mosqueiro. "O clipe é a busca sensorial, do vento, da praia e do sentimento de calmaria", descreve. O artista planeja o terceiro videoclipe, que também terá a direção de Zara. A música inspirada no seriado televisivo homônimo, revela um jazz eletrônico com atmosfera de suspense bem ao estilo da trilha do programa.
Além das músicas novas, Rafael Guerreiro e Trio também vai tocar as músicas do primeiro EP, "Zimbado", de 2016, e versões de músicas do Waldemar Henrique, como o clássico "Boto Sinhá", sucessos da guitarrada e samba jazz, como "Bala com Bala", de João Bosco, priorizando uma sonoridade mais acústica, ora cantando as melodias ou dividindo os solos com o saxofone. "O meu trabalho tem muito da improvisação do jazz", destaca.
Rafael Guerreiro repetirá o show no próximo dia 15, no Discos ao Léo, às 17 horas.
Trajetória - Em 20 anos de carreira, sendo quatro anos em carreira solo, Rafael Guerreiro lecionou na Escola de Música da Universidade Federal do Pará (UFPA), desenvolveu projetos de educação musical como professor efetivo da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), de oficinas pela Fundação Curro Velho, participou de recitais da Fundação Carlos Gomes, tocou sob a regência do maestro Amilson Godoy (Grupo Medusa) e o pianista Amilton Godoy (Zimbo Trio), apresentou música autoral no XXXI Festival internacional de Música no Pará, em 2017, e dirigiu espetáculos teatrais e musicais em Belém. Em paralelo à carreira solo, ele atua como músico e produtor musical com a cantora Zara Hir e a banda Loxodonta Groove.

Agende-se
Show "Kamaleonik", de Rafael Guerreiro e Trio
Dia: Quarta-feira, 05
Hora: 19h30
Local: Cine teatro Sindmepa (Rua Boaventura da Silva, 999, Nazaré)

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário