Francisco Campos faz show solidário no Teatro do Sesi
O barítono Francisco Campos repete nesta sexta-feira, 31, o recital de sucesso "Pérolas Musicais", no Teatro do Sesi, às 20 horas. O repertório reúne clássicos da música paraense, nacional e internacional em inglês, espanhol, francês e italiano, além de trilhas de cinema e trechos de óperas. O espetáculo terá as participações especiais das cantoras Gigi Furtado, Lanna Bastos e Hosana Ramos, que cantarão sozinhas e em dueto com Francisco Campos.
A renda arrecadada com o show será revertida em favor do projeto social Acreditar no Amanhã, que, em parceria com outras instituições, beneficia cerca de 200 crianças de famílias carentes do bairro do Aurá, na área do antigo aterro sanitário entre Belém e Ananindeua.
Pérolas Musicais" marca a volta de Francisco Campos aos recitais após 10 anos. Com formação em Canto Lírico pelo Conservatório Carlos Gomes, ele se manteve ativo na música clássica, mas sem apresentações. "A volta aos palcos, além do friozinho (na barriga), por ser o novo, é muito interessante interpertar a música brasileira de grande carga poética e, até de pelas peças escolhidas, de grande dramatacididade. Gosto das coisas românticas, me chamam muito a atenção", descreve.
O show de 1h40 de duração inicia com uma homenagem aos maestros paraenses Waldemar Henrique e Wilson Fonseca, seguido por sucessos dos maestros Heitor Villa-Lobos e Tom Jobim e de outros compositores, como Noel Rosa, Vinicius de Moraes, Henrique Vogeler e Catulo da Paixão Cearense.
Uma das surpresas do espetáculo é o pot-pourri de "Se todos fossem iguais a você" (Tom e Vinicius), "A linda flor" (Ai Yoyô) (Cândido Costa, Henrique Vogeler, Luiz Peixoto e Marques Porto) e "Eu só quero um xodó" (Dominguinhos), que convida o público a cantar junto. As canções são canções intercaladas por declamações dos poemas "Felicidade" e "Balão da Nossa Vida", dos compositores santarenos Felisbelo Jaguar Sussuarana e Paulo Rodrigues dos Santos.
O repertório de 22 músicas, selecionado pelo próprio Francisco Campos, também apresenta as canções marcantes da ícone francesa Edith Piaf, as principais músicas das trilhas dos filmes "Evita" (em espanhol), "Candelabro Italiano" e "Cinema Paradiso" e também dos famosos musicais "Les Miserables" (Claude-Michel Schönberg), "Cats" e "O Fantasma da Ópera" (ambos de Andrew Lloyd Webber), sendo os dois últimos pautados em belos duetos, além de "Halleluyah" (Leonard Cohen), com a participação de todas as cantoras convidadas.
"São peças famosas no mundo inteiro e que eu me identifico muito. O contato com o público é mágico, doação recíproca. A gente se esforça no palco para passar a mensagem da letra, mas também imaginando o que o compositor quis mostrar com a criação dele. E o público, da mesma forma, espera essa autenticidade na interpretação".
"Os duetos são uma espécie de conquista, uma troca de sedução entre dois intérpretes, principalmente os duetos que são de natureza romântica. Essa conotação fica muito mais evidenciada. As vozes femininas incorporam bem essa proposta do romantismo", descreve. Um desses duetos será com Gigi - que também assina a direção musical do espetáculo - no bolero "Quiçá, Quiçás Quiçás" (Osvaldo Farres). No palco, os cantores serão acompanhados pelos músicos Adriana Paiva (piano), Ronaldo Sarmanho (violino), Cristhian Brandão (violoncelo), Paulo Robson (violão), Alexey (baixo) e Cláudio Costa (percussão).
Agende-se:
Show "Pérolas Musicais" de Francisco Campos
Data: 31/01, às 20h
Local: Teatro do Sesi (Avenida Almirante Barroso)
Data: 31/01, às 20h
Local: Teatro do Sesi (Avenida Almirante Barroso)
Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)
Post a Comment