BaianaSystem lança o single 'Miçanga'


Um filme produzido e rodado em Moçambique, baseado no livro de um escritor angolano, que ganha contornos quase mitológicos e se passa numa cidade além do tempo e da geografia, foi o ponto de partida que deu vida à “Miçanga”, música que o BaianaSystem acaba de lançar junto com Antônio Carlos & Jocafi, em todas as plataformas musicais.
“Avó Dezanove e o Segredo do Soviético”, do diretor João Ribeiro, chegou como uma proposta de produção para a trilha do filme e imediatamente transportou a criação para ambientes e sentimentos que passam pelos muitos caminhos da diáspora. Surgiu a ideia da praia e dos elementos dispostos nesse ecossistema, como objetos, seres e relações sociais que ali se desenvolvem e se traduzem na canção como uma espécie de amuleto, um patuá com poder para transformar tudo que ali está envolvido. Um colar de Miçanga. Um presente como poesia.
A faixa produzida pelo BaianaSystem sobre os versos de Antônio Carlos & Jocafi, teve a pós-produção e mixagem de Daniel Ganjaman, produtor dos dois últimos álbuns do grupo. 
“Miçanga” sai pelo selo Máquina de Louco. É o segundo single lançado pelo grupi após o álbum vencedor do Grammy Latino “O Futuro não Demora”. O piano do maestro Ubiratan Marques teve um diálogo bem forte com a sonoridade inconfundível do trompete de Joatan Nascimento e com a guitarra baiana de Roberto Barreto. Sekobass, além do baixo, é responsável pela programação de base, synths e divide a produção da música com Russo Passapusso, que também conduziu os arranjos vocais. A direção da percussão ficou a cargo de Ícaro Sá que gravou juntamente com JapaSystem todos os instrumentos, e a presença marcante de Junix 11 na guitarra. 
Confira a letra: 
MIÇANGA (Russo Passsapusso/Antonio Carlos e Jocafi/Sekobass/Roberto Barreto/Bira Marques)
Vou catar concha na areia da praia
Quero fazer um colar de miçanga
Riscar seu nome na areia com o pé
Quero te dar um colar de miçanga 

Catar concha na areia da praia
Quero fazer um colar de miçanga
Riscar seu nome na areia com o pé
Miçanga Miçanga hey
Colar de Miçanga       4 x
Colorir a estrela da manhã
Com o sol com o sal de Piatã
Com as cores do mar de Itapuã
Colorir
Caranguejo não é peixe
Caranguejo peixe é
Caranguejo não é peixe na vazante da maré      2x
Vou catar com
Vou catar concha
Concha concha concha
De jerere
Vou catar concha
Concha concha concha na vazante


Fonte: O Liberal/Cultura (Texto  e Foto)

Nenhum comentário