Carlos Gomes abre inscrições para cursos de música e canto


A Fundação Carlos Gomes (FCG) e o Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) estão com os cursos de Bacharelado em Música e Curso Livre de Instrumento e Canto Lírico com inscrições abertas. Os cursos livres estarão com as inscrições abertas a partir desta segunda-feira (16) até a próxima sexta-feira, dia 20 de dezembro. Já o Bacharelado tem inscrições abertas até o dia 5 de janeiro.
Para o Processo Seletivo 2020 para o Curso de Bacharelado em Música podem se inscrever no vestibular candidatos que concluíram ou concluirão a 3° série do Ensino Médio ou equivalente até o período de matrícula do curso para o ano letivo de 2020.
No total estão sendo ofertadas 30 vagas para as Habilitações de Instrumento (piano, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, violão, flauta transversal, oboé, clarinete, saxofone, fagote, trompete, trompa, trombone, tuba, eufônio e percussão), além de Canto, Composição e Arranjo e Regência de Bandas.
As solicitações de inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, pela internet, por meio deste endereço eletrônico. É necessário que o candidato, após entrar no site de inscrição, preencha o cadastro com os dados pessoais e as informações referente ao curso desejado. A taxa de inscrição custa R$ 80. Os candidatos farão três provas, a primeira será de caráter teórico, a segunda será prática e, por último, o candidato irá elaborar uma redação.
Curso Livre - O Processo Seletivo de Aptidão, que visa o preenchimento de 182 vagas nos Cursos Livres de Instrumento e Canto Lírico do IECG, estará com o período de inscrição aberto de 16 até 20 de dezembro, de 8h às 12h e de 14h às 18h. Os cursos são destinados a candidatos musicalizados nos últimos dois anos (2018 e 2019), em qualquer instituição especializada em ensino de música. Para preenchimento das vagas ofertadas nesse processo seletivo, serão realizados Testes de Verificação de Aptidão para instrumento musical e Canto Lírico.
Existem três programas com faixas etárias e instrumentos específicos. No Programa A (flauta doce, piano, violino e violoncelo), os candidatos devem ter entre 7 e 9 anos; no Programa B (bateria, clarinete, contrabaixo, eufônio, fagote, flauta transversal, oboé, percussão, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola, violão clássico e violoncelo), a faixa etária é para crianças de 10 a 14 anos, e no Programa C (bateria, canto lírico, contrabaixo, percussão, violão clássico e violão popular), as vagas são ofertadas para pessoas com idade entre 15 e 20 anos. A taxa de inscrições custará R$ 50.
Os documentos que devem ser entregues no ato da inscrição são: Ficha de Inscrição no Teste de Aptidão devidamente preenchida disponibilizada no anexo I do edital, cópia do Certificado de Conclusão de Curso de Musicalização ou Declaração, Boletim ou Histórico Escolar que comprove a conclusão do curso - emitidos pelas instituições citadas no edital, cópia do RG ou da Certidão de Nascimento, cópia do CPF, Declaração de Matrícula da escola regular.
A inscrição deve ser realizada utilizando o número de CPF do candidato. Caso o candidato ainda não possua o documento, a inscrição poderá ser realizada com o CPF do pai, da mãe ou de outro responsável dentro das normas estabelecidas pela lei, porém a matrícula do mesmo, no caso de aprovação, ficará condicionada a apresentação do número de CPF do aprovado no período da matrícula, sob pena de perda da vaga.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário