Programações em vários bairros de Belém celebram a Consciência Negra



Vários bairros de Belém recebem programações em comemoração ao Dia das Consciência Negra, comemorado nesta quarta-feira, 20 de novembro. Entre as ações está a abertura do 1º Festival de Cinema das Periferias, com exibição de curtas, oficinas e debates nos bairros do Guamá, Jurunas, Terra Firme, Cabanagem, Icoaraci e Combu.
A programação segue até a segunda-feira, 25. Já no sábado, 23, Icoaraci recebe o 2º Palco Negro Festival de Arte Autoral, com shows, performances, slam (competição de poesia) e declamação de poesia, feira criativa e mostra de cinema, como parte da agenda do Preamar da Consciência Negra, promovida pelo Governo do Estado.
"As mulheres negras não assinam roteiros e nem dirigem produções cinematográficas e os homens negros representam apenas 2% desse mercado", destaca a coordenadora geral do Festival de Cinema das Periferias, Joyce Cursino, citando levantamento da Agência Nacional do Cinema (Ancine), de 2016.
"O objetivo do festival é evidenciar esses produtores negros e periféricos que são invisibilizados e conectá-los à cadeia do cinema, às universidades e às produtoras, além de levar formação sobre a produção e a estrutura técnica e informacional do cinema". O evento é realizado por meio do projeto Telas em Movimento, que busca democratizar o acesso ao cinema.
Na abertura do festival haverá a Mostra Negra Toró no Telas, na Praça Olavo Billac, na Terra Firme, com a exibição dos curtas "Ame o Tucunduba", "Perspectiva" e "Pedacinho do Céu" - sendo os dois primeiros selecionados no Festival Toró, da UFPA -, realizado em parceira com o Curso de Cinema da UFPA e agentes do bairro.
Ainda, os cineclubes da cidade terão exibições e debates: no sábado, 23, na Biblioteca Comunitária Tralhoto Leitor, no bairro do Telégrafo, na Passagem Pinheiro Filho, 19-A, às 16 h; no domingo, 24, Cine Bamburusema, na Terra Firme, Rua Seis de Setembro, 72, às 16h, e também no Cine Clube Astronauta, do Conjunto Sideral, Passagem Astronauta, 91, às 19h; e na segunda-feira, 25, no Cine Sapato Preto, na Tv 25 de Junho, 215, no Guamá, às 16h.
No sábado, 23, às 9h30 da manhã, será realizada a mostra infantil com a exibição da animação "Icamiabas", em Icoaraci, em parceria com a programação do 2º Palco Negro Autoral.
A programação do festival de cinema inclui a inauguração do cineclube na Ilha do Combu, no domingo, 1º, como resultado das oficinas que acontecem na comunidade do Furo da Paciência, durante o período do festival, que têm como facilitadores Melé Produções, Treme Filmes e Negritar. Em paralelo, são realizadas vivências em escolas públicas dos bairros do Guamá, Jurunas, Terra Firme e Cabanagem, tendo como facilitadores Na Cuia, Cyn Produções, Negritar, Inteceleri, EÊ, Mana, Tela Firme, CineClube TF e Mazô Filmes.
Palco Negro toma Icoaraci no sábado
O 2º Palco Negro Festival de Arte Autoral acontece na Estação São João de Pinheiro (antiga Estação de Trem), em Icoaraci, a partir das 9h, com 23 atrações, entre shows com cantores e DJs, como Pelé do Manifesto, Carimbó Cobra Venenosa, Zimba Groove e Jeff Moraes e outros; além de performances, poesias, DJs, exposição fotográfica de Naiara Jinknss, videomapping de Kauê Bentes; e a Feira Preta com empreendedores negros com Festival Exú.
O Palco Negro surge da inquietação sobre a conotação negativa que se costuma associar à palavra "negro", no intuito de transformar para dar espaço à efervescente cena cultural negra paraense. "É a culminância de uma potência artística negra autoral que tem produzido nas diversas linguagens e ocupado diversos espaços da cidade, então tem tudo pra ser um evento com essa característica plural, democrática, de desenvolvimento social, artístico e cultural, já que vai inserir todas as gerações, da criança até o mestre de carimbó", afirma Priscila Duque, produtora executiva do evento.
A programação inclui shows com Nic Dias feat. Ruth Clark, Francisco Xico aka Xico Doido, Borblue, Rubinaldo Junior, Mundé Qultural, Conjunto de carimbó Batucada Misteriosa, Kamundongo & Os Bicho Brabo, Os africanos de Icoaraci e  Steamy Frogs; performances de Anastacia Marshelly, Shayra Brotero, Sarita Themonia, Astrum Zion, Luanda Mulambo e Carlos Vera Cruz; DJs Bambata Brothers, Coisa Preta e Zek Picoteiro; e poesia com Roberta Tavares, Dra Ana Poesia, Shaira Mana Josy e Ruth Costa.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário