Livro explica os versos do Hino Nacional para crianças
Neste Dia da Bandeira, 19 de outubro, a escritora e compositora paraense Marcia Duailibe Forte lança em Belém o livro infantil "Nas Entrelinhas do Hino Nacional", fruto da parceria com a escritora, jornalista e professora Dad Squarisi, de Brasília.
Publicada pelo selo Mais Amigos e com ilustrações de André Cerino, a obra didática esmiuça cada verso da rebuscada letra do Hino Nacional Brasileiro, ajudando crianças - e também adultos - a conhecerem o texto correto e a compreenderem o significado da mensagem presente em um dos principais símbolos da nação. O lançamento com sessão de autógrafos acontece na Livraria da Fox, das 18h às 21h.
O Hino Nacional teve a melodia composta por Francisco Manuel da Silva, em 1822, mas só recebeu a letra de Joaquim Osório Duque-Estrada em 1909. Para detalhar a linguagem do hino, Marcia e Duailibe Forte e Dad Squarisi escreveram uma aventura em que os personagens Bruninho, Laura e Pedro são desafiados a descobrir a senha de um tesouro presente na letra do Hino Nacional.
A personagem da professora entra no enredo para dar dicas às crianças. "O livro vai traduzindo a letra. Vai falando verso por verso para explicar o vocabulário e a história do hino de forma leve e didática", explica Marcia.
O livro 'Nas entrelinhas do Hino Nacional' explica em detalhes cada verso de um dos símbolos nacionais (Divulgação)
Há que se admitir que mesmo muitos adultos erram a letra do Hino Nacional. Expressões como "brado retumbante", "raios fúlgidos" e "lábaro" são desconhecidas de muita gente, e quanto ao verso "fulguras, ó Brasil, florão da América", nem se fala.
Há muitos anos, o ensino do hino deixou de ser uma prática cotidiana nas escolas. Em 2009, a cantora Vanusa errou o hino ao cantar na Assembleia Legislativa de São Paulo, numa gafe de repercussão nacional. Passado o episódio, ela explicou que estava tonta por ter ingerido calmante e remédio para labirintite.
"Mesmo quem entende a letra, não entende o conteúdo", reconhece Márcia. "Muitos cantam o nosso hino sem conhecer a história e sem saber o significado de todas as palavras e expressões. As pessoas adoram cantá-lo, mas têm dificuldades de compreendê-lo, porque se trata de uma obra sofisticada e complexa. Osório Duque-Estrada usa um vocabulário que não utilizamos hoje. Depois, ele escreve na ordem inversa e recorre à personificação. São os brasileiros que falam com a mata, a bandeira e o país", explica. "Com certeza, depois dessa leitura, você ouvirá o nosso Hino de um jeito diferente".
Marcia Duailibe Forte compara a hinos de outros países, que enaltecem a guerra, para valorizar o ufanismo presente no Hino Brasileiro. "Osório Duque-Estrada faz do Brasil um personagem que enaltece as riquezas do país, o ouro, os rios e florestas na letra e a beleza do povo. "Nosso hino traz muito orgulho para nós, brasileiros. Me emocionei muito ao escrever esse livro". O livro traz um QR Code (código que pode ser lido por um aplicativo homônimo), que direciona para um site em que está disponível o Hino Nacional para ler e ouvir.
"Nas Entrelinhas do Hino Nacional" foi lançado por Dad Squarisi, em Brasília, no último dia 7 de setembro, quando se comemora a Independência do Brasil. Enquanto Marcia Duailibe Forte escolheu outra data emblemática para fazer o lançamento em Belém. Não é a primeira vez que as duas assinam a mesma obra infantil. Em 2017, elas lançaram "Os Três Porquinhos e o Lobo Esportista", que foi aprovado pelo Ministério da Educação no Programa Nacional do Livro Didático.
Agende-se:
Lançamento do livro "Nas Entrelinhas do Hino Nacional"
Data: terça-feira, 19, das 18h às 21h
Local: Livraria Fox (Tv. Dr Moraes 584, Batista Campos)
Data: terça-feira, 19, das 18h às 21h
Local: Livraria Fox (Tv. Dr Moraes 584, Batista Campos)
Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)
Post a Comment