De Deodoro a Bolsonaro, histórias dos presidentes brasileiros é reunida em livro
Dos áudios para as páginas de um livro, foi dessa forma que a série de podcasts desenvolvida pelo jornalista Rodrigo Vizeu ao longo de 2018 ganhou uma adaptação física. “Os Presidentes - A História dos que Mandaram e Desmandaram no Brasil, de Deodoro a Bolsonaro” traz biografias dos presidentes brasileiros, divididas em 33 capítulos. A publicação já está disponível em livrarias físicas e online.
“Presidente da Semana” foi a série desenvolvida por Vizeu dentro da Folha de São Paulo, sendo que cada episódio contava a história de algum presidente brasileiro, em ordem cronológica. O programa teve seu formato inspirado em “Presidential”, série também de podcasts, do jornal americano The Washington Post.
Rodrigo conta que entrevistou historiadores para falar da maioria dos presidentes; mas quando foi se aproximando de figuras mais recentes, tanto na linha do tempo quanto da memória das pessoas, passou a entrevistar economistas, advogados e jornalistas.
O convite para transformar o trabalho em um livro veio no final de 2018, pela editora HarperCollins Brasil. Foi então que Rodrigo deu início ao processo de adaptação dos roteiros para a linguagem literária. “Foi muito mais trabalho do que eu achei que seria [...]. No final eu mudei muito, acho que tive que refazer muita pesquisa também. Os primeiros episódios são mais curtinhos, então eu tive que adaptar a linguagem, porque no podcast tem a minha voz, mas também tem música, marchinhas das épocas, jingles de campanha…”, conta.
Rodrigo terminou de escrever o livro em agosto deste ano, e isso fez com que ele tivesse um final diferente do último episódio da série de podcasts. No formato de áudio, o dedicado ao presidente Bolsonaro trata-se de uma biografia passada, que vai até o final da campanha presidencial das últimas eleições. Por outro lado, no livro Rodrigo acompanha o presidente até agosto deste ano, quando terminou de escrever. “Brinco que a última página do livro foi uma das mais difíceis de escrever, porque eu fiquei mexendo nela o tempo inteiro”, relembra.
A publicação conta com 336 páginas, divididas em capítulos onde diferentes especialistas falam de cada presidente do país. Rodrigo destaca que em dois casos específicos foi necessário ouvir dois especialistas: os de Lula e Bolsonaro; isto considerando a polarização que ambas as figuras representam.
“Acho que encontrei especialistas suficientemente distanciados e críticos. Por exemplo, quem falou da Dilma foi o Celso Rocha de Barros, que é um doutor em Sociologia, colunista da Folha também. É um cara mais a esquerda, mas foi bastante crítico na análise que ele fez da Dilma. Depois falei com o Carlos Pereira para o Temer, que também foi, no geral, bastante crítico”, explica.
Sobre o processo de criação, Rodrigo diz que é constantemente questionado sobre a dificuldade de escrever sobre Getúlio Vargas, por exemplo, pelo fato de ter sido bastante biografado e analisado ao longo dos anos. Ele diz que houve sim dificuldade, mas figuras mais recentes deram mais trabalho. “São presidentes que as pessoas começam a lembrar, principalmente quem é ouvinte de podcast, que costuma ser um pouco mais jovem. Então o cara que era criança na época do Collor e adulto no Fernando Henrique, já tem uma imagem daquele governo, e se o episódio não convém exatamente ao que ela espera, é complicado. Então acho que foi bem difícil escrever, no caso do livro especificamente, o capítulo do Bolsonaro”, diz.
Paraense de Belém, Rodrigo Vizeu estudou jornalismo na Universidade de Brasília e ciência política na Universidade de Paris III - Sorbonne Nouvelle. Além de repórter e editor em jornais como O Globo e Folha de S.Paulo, deu início à atual produção de podcasts da Folha, apresentando o Presidente da Semana e o Café da Manhã.
Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)
Post a Comment