Chefs de renome confirmam participação em reality de culinária no Pará
Em cada episódio do primeiro reality de culinária do Pará, o "Égua do Chef!", um profissional da área reconhecido nacionalmente ou até internacionalmente vai apresentar um tema durante o programa. Saulo Jennings, da Casa do Saulo, e Paulo Anijar estão entre os nomes que já confirmaram participação. E a cada tema regional apresentado, as duplas vão desenvolver sua arte culinária. Os temas vão ser variados, vai ter episódio com tema de peixes de rio até comidas de rua. O importante é focar na cultura local e mostrar a pluralidade do movimento gastronômico do Pará. O programa será veiculado no portal oliberal. com, no youtube e nas redes sociais do portal. A gravação dos episódios tem previsão de início no dia 13 de novembro com a definição dos 15 pré-selecionados.
O público externo fará a inscrição preenchendo um formulário. Um dos itens desse formulário pede que o candidato coloque uma receita, que é livre. “Pode ser uma receita autoral, uma receita da família ou de um programa de culinária. A atenção que a gente pede é que o candidato que for pré-selecionado apresente a receita que preencheu no formulário”, explica o editor chefe do reality, Alexandre Gibson.
Belém foi eleita como a cidade criativa da gastronomia pela Unesco, mas além da capital todo o estado do Pará é reconhecido pelas especiarias únicas. E diante de toda essa particularidade, o Grupo Liberal em parceria com a Universidade da Amazônia (Unama) pensou na oportunidade de criar o projeto no qual a execução é construída de forma colaborativa.
"É um projeto inovador. Primeiro, que está sendo criado em parceria com alunos de uma universidade, o que é maravilhoso. Segundo, que é um projeto cross media, que integra várias mídias do Grupo Liberal, e cross content, porque mesmo dentro de um veículo nós temos diferentes tipos de comunicação e isso é muito interessante. A gente tem integração de mídia, a gente tem conteúdo com QR code do impresso para o digital, pílulas de conteúdo pra rádio. E também é inovador porque tem a ver com uma das maiores paixões do paraense, que é nossa gastronomia, conhecida internacionalmente", explica Rodrigo Vieira, diretor de marketing do Grupo Liberal.
Para a instituição, participar dessa parceria é importante tanto para o fomento da cultura como também parao incentivo ao conhecimento da gastronomia, uma vez que a universidade vai dar duas bolsas de estudo para a dupla vencedora. "A gastronomia paraense faz parte da história e da cultura do Pará. Esse reconhecimento que a Unama e o Grupo Liberal promovem com esse reality show certamente vai revelar grandes talentos. O projeto ‘Égua do Chef!’ traz vantagens para os participantes, para o público e ainda estimula o setor gastronômico da nossa região, que é tão rico em sabores e insumos típicos", diz Betânia Fidalgo, reitora da Unama.A identidade visual do reality foi elaborada por alunos de comunicação da Unama. E essa união de forças é um dos pontos altos do projeto. A professora Ivie Maneschy deu a largada na elaboração do projeto, que teve sequência com o professor Bruno Morais, ambos da Unama.
Além da Unama, o reality tem patrocínio do arroz Zilmar e Draft Super Zero. De acordo com o gerente de marketing do arroz Zilmar, Matheus Botelho, para a marca é interessante estar associada a um programa de culinária feito no Pará. "O arroz Zilmar sempre teve uma relação muito forte com o estado do Pará, um estado com uma culinária incrível. Então fazer parte do reality é uma forma de mostrar ao paraense a nossa admiração pelo povo e sua comida", explica
Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)
Post a Comment