Palco Giratório abre última etapa com três espetáculos
O Palco Giratório 2019, projeto do Serviço Social do Comércio (Sesc), se despede do Pará com espetáculos e oficinas de grupos dos estados do Amazonas, Pernambuco e Distrito Federal para Belém e Castanhal. A última etapa do projeto terá apresenta nesta segunda-feira, 2, às 18h, no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, em Belém, e na quarta-feira, 4, às 19h, no Sesc em Castanhal, o espetáculo de teatro de papel "Vestido Queimado", do grupo amazonense Soufflé de Bodó Company.
O espetáculo é uma narrativa fantasiosa sobre a amizade entre duas pessoas, sendo resultado de um projeto de pesquisa cênica. O Teatro de papel é uma forma estética e prática de contar histórias que interessou bastante aos integrantes da companhia por seu relativo ineditismo na região Norte.
A história, que tem classificação livre, faz uma narrativa fantasiosa sobre a amizade e o amor fraterno entre um senhor solitário, que vive aparentemente sozinho, e que num certo dia, após uma forte ventania, vê sua solidão ser interrompida com a chegada de uma menina desconhecida.
Além do espetáculo, o Grupo Soufflé de Bodó Company vai ministrar hoje e amanhã, das 9h às 13h, no Sesc Ver-o-Peso em Belém, e nos dias 5 e 6, das 17h às 21h, em Castanhal, a Oficina de Teatro de Papel. Na oficina, os participantes descobrem como é o processo de montagem do espetáculo.
A Soufflé de Bodó Company, de Manaus tem 18 anos de atividades e mantém um trabalho na vertente das artes contemporâneas, a partir de diversas configurações da dança (espetáculos, intervenções urbanas, videodanças e audiodanças). A companhia mantém também canais com o acompanhamento de seus processos criativos e bastidores, como a Rádio Etc. (podcast), a TV Etc. (videodocumentários), além de publicações com resultados de suas pesquisas (livro e portfólios).
Outros espetáculos
A programação do Palco Giratório terá, ainda, a Cia. ETC, de Recife (PE), que apresentará no Sesc Ver-o-Peso no dia 21/09, com sessões às 11h e às 16h, e no dia 22/09, com sessões às 9h e às 11h, o espetáculo sensorial "Tandan". Uma experiência de imersão em dança a partir do uso de estímulos táteis, em uma instalação sonora com interação com bailarinos e bailarinas. Um espetáculo que encara a questão da acessibilidade do espetáculo às pessoas com deficiência visual como estímulo criativo, e não como tradução.
Com inspiração nas obras de Hélio Oiticica e Lygia Clark, possui suas provocações do ato de perceber as artes visuais numa apreciação sensorial mais ampla da obra. O espetáculo é dedicado ao público infantil, e cada criança terá uma experiência individual de seis minutos.
Antes do espetáculo, nos dias 19 e 20/09, das 15h às 19h, no Sesc Ver-o-Peso, a Cia Etc. ministra a oficina "Dança no Escuro". A oficina é um dos resultados da pesquisa "Corpo Lúdico: O fazer-dizer da dança no universo infantil", desenvolvida com o objetivo de investigar um jogo lúdico sem o uso da visão e, a partir das experiências corporais, encontrando diferentes modos de criar, perceber e entender a dança de cada participante. Faixa etária: a partir de 14 anos. Aberto a todos os público com preferência a pessoas com deficiência visual. As inscrições são gratuitas e já estão abertas.
O Grupo Cabaré das Rachas, do Distrito Federal, encerra o Palco Giratório deste ano com uma vivência nos dias 25 a 28/09, das 15h às 19h, no Sesc Ver-o-Peso, que irá propor a multiplicação de saberes dos territórios da comicidade, das técnicas e tecnologias da cena, das trocas ideológicas feministas e da gestão de autonomia, a partir da reflexão, do humor e da construção coletiva. O Femi Clown Cabaré Show já está com inscrições aberta e o espetáculo resultado da vivência será apresentado ao público no dia 28/09, às 19h. A entrada e as inscrições são gratuitas. Faixa etária: 18 anos.
Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)
Post a Comment