Morre o sambista Elton Medeiros, aos 89 anos, no Rio de Janeiro

O sambista Elton Medeiros morreu, na noite desta terça-feira (3), no Rio de Janeiro. O compositor com 89 anos estava internado há um mês internado no hospital de Copacabana, porém havia sido liberado. Na última segunda-feira, dia 2, Medeiros voltou a passar mal e deu entrada no hospital. Ele não resistiu às complicações de uma pneumonia. O enterro será nesta quarta-feira (4), às 15h30, no Cemitério do Catumbi, na Zona Norte do Rio. O velório vai ser realizado a partir das 14h.
A carreira de Elton Medeiros começou aos 17 anos quando tocava na Orquestra Juvenil de Estudantes, na Rádio Roquette-Pinto. Ele foi fundador da ala dos compositores da escola de samba Aprendizes de Lucas. O sambista é autor de várias músicas, entre elas, 'O Sol Nascerá', em parceria com Cartola, e 'Onde a Dor Não Tem Razão', com Paulinho da Viola.
Aos 14 anos, Elton Medeiros já compunha os primeiros sambas e saía em blocos carnavalescos. Ele fundou o bloco Tupi de Brás de Pina, que posteriormente virou uma escola de samba. Depois se transferiu para a Escola de Samba Aprendizes de Lucas, onde permaneceu até a recente fusão com a Unidos da Capela, a atual Escola de Samba Unidos de Lucas.
O compositor era atuante entre os movimentos em prol da música popular brasileira. Ele foi um dos grandes incentivadores do bar Zicartola, criado amigo e parceiro compositor Cartola e a esposa, Dona Zica. O bar reunia sambistas, comunidade, universitários e jornalistas para ouvir os compositores consagrados do samba e alguns que despontavam como Paulinho da Viola.
Também conhecido como Grande Mestre participou de musicais como o Rosa de Ouro e, com o poeta Walmir Ayala, escreveu o espetáculo Chão de Estrelas, baseado na vida do compositor Orestes Barbosa.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)