Os bastidores da fé paraense estão em mostra itinerante
Considerada uma das instituições mais importantes para a festa da fé paraense, a Guarda de Nossa Senhora de Nazaré completa 45 anos em 2019. O grupo formado por dois mil homens voluntários é responsável por grande parte do que envolve os bastidores do Círio de Nazaré, e também trabalham o ano todo em prol da padroeira do estado.
Para comemorar tanto a data quanto a importância da Guarda, na quinta-feira, 8, será inaugurada a exposição fotográfica “Guarda de Nazaré 45 anos de Amor e Fé”, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PA).
A mostra apresenta 77 fotografias, sendo a maior parte delas de autoria da fotógrafa paulista Soraya Montanheiro, que em 2018 lançou o livro “Guarda o Círio de Nazaré”, primeira publicação dedicada a instituição. A exposição traz ainda registros feitos pela Assessoria de Comunicação da Guarda de Nazaré e pelo repórter fotográfico Salim Wariss.
Exposição itinerante passará por vários espaços da capital paraense (Soraya Montanheiro / APOIO ASCOM Guarda de Nossa Senhora de Nazaré)
Há quase um ano do lançamento do primeiro livro dedicado a Guarda, Soraya comemora o sucesso da publicação, e diz ter ficado feliz com o convite para fazer uma exposição itinerante. “Meu trabalho com a Guarda começou em 2013, e é um pouco diferente porque eu peregrinei o Brasil com eles. Durante o Círio eu faço todo o making of, toda a parte de bastidores da Guarda, então tenho um acervo muito grande deles”, conta ela.
Esta é a segunda exposição de Soraya com fotografias dedicadas ao trabalho da Guarda de Nazaré. Ela diz que o objetivo é levar o exemplo dos guardas para todo o Brasil e o mundo.
“Eu não acho que a Guarda não tem o reconhecimento devido, acho que muitas vezes a população não tem o conhecimento do trabalho que a Guarda faz o ano inteiro”, conta Soraya, que relembra as vezes em que veio à Belém acompanhar a guarda e ficou hospedada na casa de amigas.
Ela diz que as amigas ficavam surpresas ao descobrir que a Guarda fazia a lavagem da Basília de Nazaré, por exemplo, e também acompanhava a imagem peregrina em viagens longas.
'Guarda de Nazaré 45 Anos de Amor e Fé' é o título da exposição que será aberta nesta quinta (Soraya Montanheiro / APOIO ASCOM Guarda de Nossa Senhora de Nazaré)
“Guarda de Nazaré 45 anos de Amor e Fé” traz imagens inéditas, mostrando ações que vão desde os preparativos para a recepção de promesseiros durante o Círio de Nazaré, até a logística necessária para levar a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré em viagens pelos rios da Amazônia.
A exposição tem caráter itinerante, e pode ser visitada na sede da OAB até o dia 22 de agosto, de segunda à sexta-feira, de 8h às 18h. Em setembro estará disponível em shoppings da cidade, e em outubro, mês do Círio, ficará na Estação das Docas.
Agende-se:
Exposição "Guarda de Nazaré 45 anos de Amor e Fé"
Abertura: Dia 08/08, às 10h
Visitação: até 22/08, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h
Local: Sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará / OAB - PA (Praça Barão do Rio Branco, 93 - Campina)
Entrada franca
Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)
Post a Comment