Museu expõe trabalhos de mulheres que foram 'apagadas' no decorrer da história
A contribuição das mulheres nas artes por vezes foi esquecida ou completamente ignorada ao longo dos anos. Com o objetivo de resgatar e difundir o trabalho destas artistas, o Museu de Arte de São Paulo, o MASP, lança ao público a mostra "Histórias das mulheres: artistas antes de 1900". Quase 100 trabalhos de mulheres, que datam do século I ao XVIII, estarão em exposição de 23 de agosto até 17 de novembro de 2019.
As múltiplas histórias contidas no acervo da mostra trazem narrativas artísticas produzidas por mulheres que viveram no norte da África, nas Américas (tanto antes quanto depois da colonização), na Ásia, na Europa, na Índia e no território do antigo Império Otomano.
Segundo o MASP, uma das características mais fortes da exposição é o diálogo que se estabelece entre pinturas e materiais têxteis, escolhidos como um suporte emblemático, já que a pintura também é feita sobre tecido. Com 60 pinturas, 34 tecidos de diferentes épocas e origens e dois desenhos, o enredo exposto vai para além de trabalhos tradicionais das belas artes e procura oferecer perspectivas mais amplas e mais plurais.
A curadoria é de Julia Bryan-Wilson, curadora-adjunta de arte moderna e contemporânea; Lilia Schwarcz, curadora-adjunta de histórias e Mariana Leme, curadora assistente do MASP.
Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)
Post a Comment