Miguel Chikaoka ministra oficina na Kamara Kó Galeria



Nesta semana teve início a primeira das duas oficinas programadas para este segundo semestre na Kamara Kó Galeria, sob a condução do fotógrafo e educador Miguel Chikaoka. “Revelação de Filmes Preto e Branco” terá atividades até dia 26 de agosto, com práticas de campo e laboratório. A segunda oficina, “De Olhos Vendados”, de iniciação à fotografia, segue com inscrições abertas até este domingo, 25, bastando acessar as informações e o formulário pelo site da galeria: www.kamarakogaleria.com.br.
Há mais de três décadas que ele vem ministrando cursos, workshops e palestras, além de participar de diversos eventos e instituições no Brasil e exterior. Em 2012, recebeu o Prêmio Brasil de Fotografia e a Comenda da Ordem do Mérito Cultural por sua contribuição à cultura brasileira. Em 2015 foi contemplado com o Prêmio Marcantonio Vilaça pela Fundação Nacional da Arte do Ministério da Cultura do Brasil.
Natural de Registro-SP, Chikaoka chegou à capital paraense e logo se envolveu com a cidade e realizou registros de inúmeras manifestações culturais e políticas. Em 1984 idealiza e cria a Associação Fotoativa. Em 1991, surge a Agencia Kamara Kó Fotografias, uma parceria com a galerista Makiko Akao, que em 2020 promete ser fortalecida
“Revelação de Filmes Preto e Brancos” e “De Olhos Vendados” são as primeiras oficinas a serem realizadas, este ano, como projeto piloto para que, a partir de 2020, a galeria possa pretende oferecer, de forma mais sistemática, atividades de formação em fotografia.
Miguel Chikaoka também criou metodologia inédita para seus cursos, que em meio às técnicas e conhecimentos teóricos, constrói sempre de forma coletiva as discussões sobre fotografia. As duas oficinas que ele ministra agora transitam entre o artesanal e a tecnologia digital.
Enquanto na oficina “Revelação de Filmes Preto e Branco”, o  objetivo é propiciar o contato com a prática do fluxo do processamento químico de filmes fotográficos Preto e Branco, “De Olhos Vendados” introduz conhecimentos básicos sobre o processo fotográfico desde a pré-história até os dias atuais através da abordagem do que constitui a gênese do processo fotográfico e estimular o exercício do pensamento crítico-criativo sobre o “fazer fotográfico” e suas possibilidades.
Miguel Chikaoka experimenta processos que transitam entre imagens, objetos, instalações e performances, além de atividades que envolvem a construção e uso de dispositivos de visualização e captura de imagens, jogos e exercícios sensoriais, práticas de campo e rodas de conversa.  Os encontros serão regulares às segundas e terças, das 19h às 21h30, com atividades complementares a serem combinar como saídas para vivências e práticas de campo, laboratório, consultas e orientações presenciais ou on line.
Agende-se:
Oficina “De Olhos Vendados”
Inscrições até dia 25 de agosto, pelo site www.kamarakogaleria.om.br
Aulas entre 10 de setembro e 30 de outubro
Local: Kamara Kó Galeria - Travessa Frutuoso Guimarães, 611, bairro Campina
Apenas 12 vagas
Informações pelo e-mail kamarakogaleria@gmail.com ou pelo WhatsApp 91 99983-3185.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário