Grupos iniciam comemorações pelo Dia do Folclore e Dia Municipal do Carimbó


Para saudar o Dia do Folclore e o Dia do Carimbó, os grupos urbanos de Belém "Cobra Venenosa" e "Tamuatás do Tucunduba" idealizaram o evento "Toca tambor" como forma de demarcar a resistência cultural, territorial e artística da manifestação popular. O evento ocorrerá em três dias, com início nesta quarta-feira, dia 21, na Kasa Coentro, no sábado, 24, no Amazon Vibe, e no dia 28 novamente na Kasa Coentro.
Na Kasa Coentro, a programação começa a partir das 18h, com entrada gratuita até 19h. Em seguida, a entrada será de R$5,00 e, a partir de 20h, sobe para R$ 10,00. Já a programação do dia 24, no Amazon Vibe, começa a partir das 16h, com a participação de vários artistas representantes da cultura popular do Estado.
Segundo a integrante do Cobra Venenosa e produtora do evento, Priscila Duque, a iniciativa surge com a ideia de mostrar a resistência de grupos que bebem da fonte da música raiz, e que propõem uma nova performance ao carimbó. Além de ser uma forma de mostrar a resistência cultural, territorial e artística.
"Esse movimento começou em 2016, quando fiz um documentário sobre o centenário do mestre Verequete e, desde essa iniciativa, todos os anos a gente prepara algo nessa época. É um trabalho que resgata tanto a figura do mestre Verequete, como também é um encontro do passado, presente e o que ainda vamos construir no futuro", explica.
Para integrante do "Tamuatás do Tucunduba", Cleyton Leon, o evento é cheio de significados, já que é possível contar histórias, tanto pelo viés cultural como social. "Nós somos do bairro da Terra-Firme, periferia de Belém, e por meio do grupo fazemos denúncias de infraestrutura, de necessidades básicas e violência", diz.
O grupo é um projeto urbano e periférico de um movimento surgido em 2001, quando os integrantes tiveram contato com o carimbó da região do Salgado. Nesse período foram construídos três grupos, sendo o "Tamuatás do Tucunduba" o terceiro. "Nós lançamos o projeto este ano com o incentivo do mestre Manivela, que deu todo o apoio para essa retomada" complementa Cleyton.
Os interessados em saudar e se divertir com carimbó podem ir para a Kasa Coentro, onde a programação contará também com a performance de drags e com o set da Dj Jack Sainha com muita brasilidade, latinidade e música regional. 

Agende-se: 
Toca Tambor, com Cobra Venenosa e Tamuatás do Tucunduba
Data: quarta-feira, 21/08
Local : Kasa Coentro
Hora: 18h às 19h entrada gratuita
19h às 20h entrada 5$ (cinco reais)
20h até o final da noite 10$ (dez reais)

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário