Festival Internacional de Dança da Amazônia terá nova edição em outubro


Confirmada para o mês de outubro a edição de número 26 do Festival Internacional de Dança da Amazônia (Fida), realizado pelas Escolas de Dança Clara Pinto e com programação cultural que movimenta Belém anualmente. Este ano o evento será realizado entre os dias 25 e 30 de outubro, com espetáculos diários no Theatro da Paz e em espaços alternativos espalhados pela cidade, e ainda com oficinas de reciclagem para iniciantes e profissionais com grandes nomes da dança internacional.
A bailarina Eleonora Oliosi, estrela gaúcha que fez grande sucesso como primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro durante 20 anos, é a grande homenageada do festival e que deverá estar em Belém para a cerimônia de abertura, na noite de 25 de outubro, e também assistir à programação do evento.
Vários convidados já estão confirmados no evento. Entre eles, o bailarino Cícero Gomes, que integra o staff de primeiros bailarinos do Municipal carioca e que além de se apresentar no palco do Theatro da Paz ao lado de Manoela Roçado, vai ministrar duas oficinas de balé clássico intermediário e juvenil.
Conhecido por sua técnica performática e rodopios impressionantes, Cícero foi escolhido pela organização do festival não apenas pelo talento, mas, principalmente, com sua estreita relação com o evento. “O Cícero já participa do Fida há muitos anos e é uma verdadeira estrela. Todas as vezes que se apresentou lotou o teatro e arranca muitos aplausos do público. As oficinas dele têm recebido grande A homenagem, sem dúvida, é justa”, destaca Clara Pinto, idealizadora e organizadora do Fida.
Também entre os destaques desta edição, o Ballet Jovem do Rio de Janeiro, sob a direção de Marisa Estrela e Dalall Achcar, consideradas ícones da dança brasileira.
Grupos de dança de todo o Pará e de várias cidades brasileiras já confirmaram presença. Nomes de outros países, como Chile e Argentina, também estarão no Fida, que realiza, ainda, o Prêmio Valores da Terra, como forma de premiar os destaques a serem eleitos por um júri técnico previamente definido pela organização do festival.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário