Feira Pan-Amazônica do Livro deve movimentar mais de R$ 10 milhões




A 23º Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes deverá movimentar mais de R$ 10 milhões em negócios neste ano. O evento que começa na noite deste sábado, dia 24, seguirá até o dia 1º de setembro, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia. O evento com entrada gratuita deverá alcançar 400 mil visitantes durante os nove dias de evento. Uma das novidades divulgadas é a expansão da feira com os salões literários para os municípios de Parauapebas e Bragança.
A coletiva reuniu os homenageados João de Jesus Paes Loureiro e Zélia Amador e representantes de outros órgãos do Governo do Estado como a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Imprensa Oficial do Estado (IOE), da Organização Social Pará 2000, e representante da Associação Nacional das Livrarias (ANL). De acordo com a titular da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Ursula Vidal, o objetivo da feira é possibilitar espaços democráticos para que diferentes segmentos sociais se sintam representados.
"Na Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes consideramos muito importante neste momento de crise ambiental e climática com agravamento brutal com o desmatamento na Amazônia visualizar estas as vozes afrodescendentes, das comunidades indígenas nos rios e nas florestas, da juventude que luta nas cidades, a comunidade LGBTQI+. Estas pessoas tem o direito, estas vozes precisam ecoar nestes tempos tão temerários. A feira vai contra a maré da intolerância e do retrocesso e quer que os protagonistas sejam as mulheres e os homens da Amazônia", enfatizou.
Os visitantes poderão encontrar livros com preços acessíveis a partir dos cinco reais, segundo o representante da Associação Nacional das Livrarias, Robério Silva. "A estratégia dos expositores é de trazer um bom catálogo, os expositores irão trazer uma renovação de títulos, a população vai perceber isso. Por se tratar de uma feira anual tem que ter esta renovação. A ANL trabalhou sensibilizando editores distribuidores e livreiros para que renovassem seus catálogos, para que trouxessem livros novos, oportunidades diferentes de textos", destacou.
A feira do livro é um dos eventos anuais que mais movimento o Hangar - Centro de Convenções. O presidente da Organização Social Pará 2000, José Dantas, refletiu sobre a importância do evento para formar as novas gerações. "A feira do livro é um dos eventos mais importantes do Hangar todo o ano. A cultura estará em todos os estandes. Nunca tive acesso a uma feira de livro na minha infância com tanta cultura e tanto saber. Se o livro é o pão do saber, a feira é a mesa no qual se serve este banquete. Venham para a feira do livro", convidou.
 A solenidade de abertura da feira acontecerá neste sábado, dia 24, a partir das 19h, no Hangar, e às 21h haverá a apresentação da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP). Nos dias seguintes os visitantes poderão participar de palestras, bate-papos e programações culturais. Dentre os escritores convidados que participarão do Espaço Literário estão Zélia Amador, João de Jesus Paes Loureiro, Djamila Ribeiro, Conceição Evaristo, Chico Sá e Eliane Potiguara.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário