A poesia na sala de aula



É incrível como a leitura e escrita fazem parte integral do nosso cotidiano, mesmo quando não sabemos ler, falando no sentido amplo do letramento, percebemos a universalização da importância desses fatores para a formação tanto intelectual quanto social do aluno, por isso, é importante elencar as fases da leitura e utilizar de estratégias para que se torne um hábito proveitoso.

Entre a leitura e a escrita existem atributos linguísticos, culturais e sociais que são essenciais para a formação intelectual de cada indivíduo, daí a importância do hábito da leitura atrelado à escrita, o que requer de professores e entidades voltadas à educação, estratégias para o seu incentivo.

Segundo Paulo Freire "ler não é caminhar sobre as letras, mas interpretar o mundo e poder lançar sua palavra sobre ele."

Percebemos a grande importância do ato da leitura nas palavras de Freire, ler é muito mais que apenas interpretar, ler é se conscientizar de que a leitura vai ampliar a visão de mundo do leitor, conscientizando-o da sua importância para o seu próprio desenvolvimento social, cultural e intelectual. Deste feito a leitura atrelada à escrita, torna-se prática libertária.

A parceria da ACLA com os discentes da turma de Pedagogia da UFPA (Universidade Federal do Pará) Suely Cunha de Souza e Joedson Idalino dos Santos, com a professora Katiuscia Bittencourt e a turma da 2° Etapa da EJA-Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Maria Natividade da Silva, é uma iniciativa que busca ampliar e incentivar a leitura e escrita através de Poesias. A entidade Literária/Cultural (ACLA) abraça com carinho essa parceria e sente-se honrada em poder contribuir para o desenvolvimento intelectual dos alunos e os poetas sentem -se felizes em saber que sua prática com a escrita no âmbito da arte poética seja inspiração para tão seleto grupo de estudantes. (CM)


Contingenciando a parceria, os professores e alunos estiveram participando da reunião ordinária da Academia Capanemense de Letras e Artes-ACLA, dia 19/08, quando então foi realizado um pequeno Sarau feito pelos poetas, ocasião em que houve a observação dos integrantes da Plateia que tiveram como acompanhar o gestual e a declamação de cada artista. Como o trabalho de Classe será a sequência dos passos a serem dados por esses alunos, percebe-se que o aprendizado consiste na absorção de ideias somadas ao que será produzido por eles.


A reunião contou também com a presença do Secretário Municipal de Cultura, Gildo Sampaio Pinheiro, que mostrou-se bastante satisfeito com o que viu, complementando a sua fala com palavras incentivadoras, colocando a pasta da cultura  ao dispor dos acadêmicos professores e alunos, pois existem metas prioritárias para o cumprimento de um calendário preparado para atender as principiais demandas.


A reunião contou com as presenças dos acadêmicos: Paulo Vasconcellos, Rosilda Dax, Lourdes Oliveira, Socorro Rebouças, Elza Melo, Cleni Guimaraes e Conceição Maciel, sendo que cada um apresentou texto poético, bem como reflexões de incentivo aos alunos da turma EJA, lotados na Escola Municipal Maria Natividade da Silva. Tal ação faz parte do Planejamento Estratégico da ACLA, um instrumento construído pelos acadêmicos e que neste segundo semestre, terá andamento com várias ações. (PV)
































































Edição: Maikon Douglas
Texto: Paulo Vasconcellos e Conceição Maciel
Fotos: Divulgação/ACLA

Um comentário: