Theatro da Paz abre Festival Internacional de Música
O público paraense tem um encontro erudito marcado com a 32ª edição do Festival Internacional de Música do Pará (Fimupa). O evento, que conta com 17 concertos gratuitos, promove uma troca de experiências entre músicos de diversas partes do Brasil e do mundo. A programação começa hoje, 2, e segue até dia 9, no Theatro da Paz, na Igreja de Santo Alexandre, Sala Ettore Bosio, do Instituto Estadual Carlos Gomes, e Sala Augusto Meira Filho, no Arte Doce Hall. Ingressos no Theatro da Paz: R$ 2,00 no dia do evento, às 9h. Demais espaços: entrada é franca. Programação completa no site: www.fcg.pa.gov.br.
O concerto de abertura traz a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), sob a regência do maestro Silvio Viegas, de Minas Gerais, e solo do pianista russo Vitaly Pisarenko, às 20h30, no Theatro da Paz. De acordo com Glória Caputo, superintendente da Fundação Carlos Gomes (FCG), a primeira edição ocorreu em 1988, de forma despretensiosa. “Diversas instituições ligaram oferecendo apresentações de grupos de câmara. Nós aceitamos e juntamos todas para a mesma semana, incluímos nossos grupos locais e montamos uma programação”, lembra. “A partir daí, o Festival só cresceu (...)”, concluiu.
A programação também conta com o harpista e compositor russo Sasha Boldachev e o duo de saxofone e piano, Sergey Kolesov e Elena Grinevich. Além disso, o Quarteto Esterhazy, da Universidade de Missouri (EUA), volta à capital com os músicos Eva Szekely (violino), Julie Rosenfeld (violino), Leslie Perna (viola) e Eli Lara (violoncelo). Entre os artistas brasileiros renomados, estão o paulista Roberto Tibiriçá, que vai reger a Orquestra Sinfônica do Fimupa e o também paulista Antônio Lauro Del Claro, que vai reger a Orquestra de Violoncelos do Festival. O violinista do Rio Grande do Sul, Cármelo de Los Santos, sobe ao palco ao lado da Camerata da Fundação Amazônica de Música. O quarteto de cordas Radamés Gnattali, um dos melhores do Brasil, também está presente.
No âmbito regional, participam do Fimupa a Orquestra Jovem Vale Música (OJVM); Amazônia Jazz Band e o renomado violonista paraense Sebastião Tapajós; Coro Carlos Gomes; Maurício Gomes (violão) junto ao grupo Belle Art (flauta doce); o grupo de sopro Quartenura; o Trio Raízes com o Coral Experimental Donina Ben-Accon; o Coral de Trombones junto ao Grupo Pará Trombones e o Grupo de Percussão. Também será possível assistir aos master class de viola, violino, violoncelo, oboé, saxofone, trompa, contrabaixo e piano com grandes nomes da música clássica. As inscrições são gratuitas e estão sendo feitas via formulário, no site da FCG.
Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)
Post a Comment