"Instrumental do Poema", de Renato Gusmão, integra recital de poesia e música



O poeta e compositor Renato Gusmão abriu um financiamento coletivo para a realização do musical "Instrumental do Poema", que acontecerá no dia 5 de junho, no Núcleo de Conexões Ná Figueredo, às 20 horas. Com a falta de patrocínio, os sites de crowdfunding tem sido um importante aporte para os artistas. O próprio Gusmão produziu e lançou o livro mais recente de poemas, "Encharcado", no ano passado.
Em "Instrumental do Poema", o artista declama poesias em meio à apresentação instrumental do quarteto formado por David Amorim (arranjos, violões, guitarra e direção musical), Bob Freitas (guitarra), Jonatas Gouveia (contrabaixo) e João Paulo Pires (percussão e efeitos). O show também terá as participações especiais dos intérpretes Cacau Novais, Renato Lu e Luana de Almeida.
"O espetáculo é um poeta declamando poemas. Eu troco de figurino, saio do palco e volto para a cena e a música não pára, nesse entrelaço com a poesia. A música fica tocando direto sem parar como um disco numa eletrola", descreve.
O Instrumental do Poema foi realizado anteriormente pelo artista em 2010, no Teatro Margarida Schivasappa. Este ano, o espetáculo integra a celebração do projeto maior, "Cor da Pátria", de Renato Gusmão, que completa 26 anos.
O Cor da Pátria visa musicar os poemas dele, numa integração entre as duas vertentes artísticas. Renato Lu foi quem estreou nesse projeto, em 1993; Cacau Novais já participa há algum tempo; enquanto Luana de Almeida vai estrear nesse novo espetáculo.
Crowdfunding
No ano passado, Gusmão apostou no financiamento coletivo para publicar o livro de poemas "Encharcado". E, nessa nova aposta, ele traz como recompensas os ingressos ao Instrumental do Poema e também a realização de recitais nos locais desejados pelos colaboradores, como escolas públicas e privadas.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário