Obras feitas com miriti abrem temporada de exposições no Mabeu




O Museu de Artes Brasil Estados Unidos abre a temporada de exposições, no Centro Cultural Brasil estados Unidos (CCBEU) com a mostra “EUETIMIRITI”, de Francelino Mesquita. O trabalho tem como característica central a matéria-prima natural na produção das esculturas. O Vernissage ocorre na noite desta terça-feira, às 19h, e vai ficar aberta ao público no período de 20 de fevereiro a 14 de março.
O trabalho reúne um conjunto de produções já exibidas em outras exposições, além de trabalhos inéditos executados especialmente para esta mostra, produzidas com tala e bucha do miriti. As esculturas possuem grande valor sócio -cultural e um questionamento nos limites entre artesanato, designer e obra de arte.
Para o artista, a criação do novo é o maior desafio, pois quando se fala em miriti é comum associar aos brinquedos dos artesãos de Abaetetuba, na quadra nazarena de nosso estado. “Esta será a minha terceira exposição individual com este título, no qual significa minha identidade desde a infância com o uso desta matéria prima que possibilita a produção das minhas escultura  que trabalho de forma profissional há 20 anos”, ressalta Francelino.
Obras de Francelino Mesquita dão novo conceito aos trabalhos feitos a partir do miritiObras de Francelino Mesquita dão novo conceito aos trabalhos feitos a partir do miriti (Divulgação)
O artista dará uma oficina de escultura em miriti destinada especialmente para alunos de arte, ou interessados, nos dias 9, 16 e 23 de março. Os interessados devem se inscrever mediante taxa de inscrição. Informações pelo email artes@ccbeu.com.br ou 32216116.
Francelino é autodidata. Ele se formou em técnico em edificações, que deu suporte para uma nova etapa de amadurecimento com as obras tridimensionais. Em 2008, participou da oficina de Braille na Casa da Linguagem e por meio do curso adquiriu maior sensibilidade para expor seus trabalhos para pessoas com dificuldade visual.
A primeira premiação do artista ocorreu pelo projeto "Cobra Criada". Em 1999, ele ficou com o primeiro lugar em linguagem plástica. Em 2007, teve duas premiações em dois concursos de arte importantes na nossa região: 2º Salão da Vida do Hospital Ophir Loyola e na 26ª Mostra do Salão Arte Pará.
A exposição reúne peças de outras mostras e também trabalhos inéditos (Divulgação)
Em 2008, foi premiado no Concurso de Bolsa de Pesquisa, Experimentação e Criação Artística, onde se propôs a pesquisar as diversas possibilidades para usar todas as matérias primas possíveis extraídas do miritizeiro para confecção das suas esculturas. Neste mesmo ano conquistou sua primeira exposição individual na Galeria Theodoro Braga, no Centur, com o título “Mauritia Flexuosa” (nome científico do miritizeiro).
Em 2013 teve o prêmio no 19º Salão Unama de Pequenos Formatos em Belém/Pa. E ao longo dos seus 20 anos de trajetória já possuiu 15 exposições coletivas e 15 individuais, sendo a última com o título “A Nudez do Miriti” no Espaço Cultural do Tribunal de Justiça Eleitoral do Pará.
Agende-se:
Exposição "Euetimiriti"
Data: terça-feira, 19, às 19h
Local: CCBEU. Tv. Padre Eutiquio (CCBEU)
Período: Visitação: 20/02 a 14/03 de segunda a sexta de 14h às 19h e sábado de 9h às 13h



Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário