Paraense é vice-campeão em concurso internacional de canção chinesa
Estudante paraense é o vice-campeão da 2ª edição do Concurso de Canções Chinesas dos Institutos Confúcio da América Latina e Caribe, cuja final ocorreu em Santiago do Chile, na sexta-feira, 23. Edynnrony Mesquita dos Santos, de 29 anos, é cantor lírico e aluno do curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Ele estuda mandarim há um ano no Instituto Confúcio, que há dois anos funciona em Belém em parceria com a UEPA, fornecendo aulas gratuitas do idioma. Edynnrony foi um dos três brasileiros entre os 10 finalistas de vários países.
Para Edynnrony, o segundo lugar foi uma vitória inesperada devido ao pouco tempo de estudo do mandarim. As aulas do instituto são ministradas nas dependências da UEPA, por professores chineses, de forma gratuita para a comunidade em geral, além de aulas das artes marciais Kung Fu e Tai Chi Chuan. "Para mim, esse resultado foi uma grande conquista porque estudo mandarim há apenas um ano. Foi uma honra poder representar a UEPA, o Instituto Confúcio daqui do Pará e o Brasil", comemorou ele, que recebeu um ultrabook como premiação.
O estudante paraense não é descendente de orientais, mas as feições de origem paraense sempre fizeram com que ele fosse confundido com descendentes. "Na escola me chamavam de 'Japa' ou, então, de 'China'", recorda. Mas foi assistindo filmes de artes marciais do Bruce Lee e Jet Lee que ele se interessou pela cultura asiática.
Ao todo, mais de 60 candidatos se inscreveram no concurso. Edynnrony cantou a música folclórica tradicional chinesa "Zai na yao yuan de difang", do compositor Wang Luobin, e também a canção "Wo ai zhong guo", de Qu Cong, do filme de 1979 cujo nome pode ser traduzido para "Marinheiros Compatriotas".
Fonte: O Liberal (Texto e Foto)
Post a Comment