Especialista fala sobre desafios da educação no século XXI
O consultor educacional e fundador da Escola Digital para Pais, Ricardo Chagas, foi um dos palestrantes da tarde desta quarta-feira, 01, na XX Feira Pan-Amazônica do Livro. Ele falou para um público de estudantes e professores sobre o tema “Os desafios da Educação no século 21 – professor insubstituível”.
Na palestra-show, Chagas enfatizou que o uso das novas tecnologias não deve substituir a figura do professor no processo educativo, mas não se pode subaproveitar o uso delas em sala de aula.
Para o especialista, esses conectores, como jogos eletrônicos e aplicativos, servem para trazer o aluno para a escola. “A curiosidade sempre vai ser a ferramenta que mais atrai essa geração. É possível encantar o aluno, intensificando uma relação eficiente com o mundo a sua volta, despertando essa curiosidade. É preciso resgatar o aluno da virtualidade e ajuda-lo a dosar com muito cuidado o uso das diversas ferramentas que estão a sua disposição”, assinala.
Para o estudante do curso de Pedagogia, Paulo Mendes, o campo de atuação dos professores é amplo e o educador deve sempre buscar informações em vários setores para prender a atenção do aluno. “Hoje, principalmente com o advento da internet, temos acesso vasto à informação. O aluno em sala de aula também, mas cabe ao professor ser o ponto de referência, o porto seguro. Eles precisam de nossa orientação para ter um norte , uma direção”, opina o futuro educador.
Ricardo Chagas também falou do papel da família na educação. Para ele, cabe à escola, mas também aos pais pontuarem o processo de aprendizagem do estudante. “No momento em que vivemos, onde há uma necessidade de se fazer parte de um tempo sem refletir sobre ele, os pais precisam dar um direcionamento a seus filhos”, disse.
Amanhã, 02, o especialista estará novamente na programação da Feira do Livro, desta vez falando sobre “Carreira digital – os desafios de uma vida conectada”. A palestra com Ricardo Chagas ocorre na sala 02, das 15 às 16 horas, no Hangar.
Edição: Roberto Lisboa
Texto: Cláudia Aguilla |
Foto: Mácio Ferreira
Fonte: Ascom Feira do Livro
Post a Comment